Praia Grande busca retomada de obras de conjuntos habitacionais com o Governo Federal

Prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, realizou reunião com o secretário Nacional de Habitação, Alfredo dos Santos

21/7/2021

A Prefeitura de Praia Grande deu mais um passo com o objetivo de retomar as obras de 134 unidades habitacionais que estão paralisadas. Em reunião online nesta quarta-feira (21), a prefeita da Cidade, Raquel Chini, cobrou o retorno desses trabalhos ao secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos.

De acordo com o secretário Nacional de Habitação, o Governo Federal tem a previsão de realizar uma suplementação orçamentária para o setor no mês agosto. Somente através desta operação financeira o órgão terá possibilidade de estudar dar sequência aos projetos paralisados em todas as regiões do País.

“Tenho um caso que a obra de um conjunto habitacional está chegou a 94%, ou seja, está praticamente finalizada. Mas precisamos de recursos para finalizar esses 6%. No momento, não temos orçamento para tocar essas obras. Essa é a realidade”, explicou Santos.

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, explicou que o fato das obras dessas unidades habitacionais estarem paralisadas atrapalha a vida de famílias da Cidade que fazem parte do cadastro habitacional e já foram sorteadas no programa municipal.

“Essas pessoas estão esperando as suas residências. O Município fez a parte dele com a disponibilização do terreno. Esperamos ansiosamente que o Governo Federal possa destinar recursos para a retomada dessas obras. Vamos seguir atuantes nesse tema e cobrando uma definição”, disse a prefeita.

As obras estão paralisadas nos seguintes conjuntos: Sítio do Campo IA, IB e IC, além do Sítio do Campo II, Antártica e Santa Marina. Já nos primeiros meses deste ano a Secretaria de Habitação de Praia Grande (sehab) cobrou maior agilidade junto à Caixa Econômica Federal, responsável pela contratação da construtora para realização dos serviços.

“Praia Grande está fazendo a parte dela cobrando a União. Infelizmente, essas obras paralisadas trazem enorme prejuízo. Em alguns casos parte dos materiais foi retirado do local. As pessoas que moram no entorno também sofrem com isso. Por todas essas questões a Prefeitura de Praia Grande tem buscando de todas as formas o retorno dessas obras”, comentou o titular da Sehab, Anderson Mendes, que também participou da reunião.

Novas unidades – Na reunião também foi debatido a entrega de dois novos conjuntos habitacionais em Praia Grande, o Imperador V e VI. As obras nesses locais já foram praticamente finalizadas. A previsão é entregar essas unidades em agosto.

Os números ajudam a comprovar que Praia Grande funciona como referência em investimento e ações na área da Habitação. Somente no primeiro semestre de 2021, a Cidade totaliza 180 unidades entregues, por conta das inaugurações dos conjuntos Imperador III e IV.

Segurança – Outro tema abordado na reunião com o secretário Nacional de Habitação foi a instalação de modernas câmeras de monitoramento no entorno dos conjuntos habitacionais Imperador I, II, III, IV, V e VI. A ação beneficia diretamente as famílias residentes nesses locais, que passam a contar com maior tranquilidade no dia a dia.

As câmeras são do tipo speed domo, com giro 360 graus, colocadas em postes de 14 metros. Outro destaque fica por conta de uma câmera fix, instalada em local estratégico. Todos os equipamentos estão interligados ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) da Cidade, com monitoramento diário dos locais.