Pistas de skate de Praia Grande são destaque na Região

Cidade soma cinco pistas modernas para atender os praticantes do esporte

5/8/2021

O skate é o esporte do momento. Medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio 2020, a atleta brasileira Rayssa Leal marcou na história a primeira edição da modalidade numa competição olímpica. O que muitos não sabem é que Praia Grande é um dos berços desse esporte por conta da rica estrutura de pistas espalhadas pela Cidade.

Recentemente, as pistas de Praia Grande foram destaque em matéria do Jornal Folha de São Paulo. Das seis cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista visitadas pela equipe de Jornalismo, Praia Grande foi reconhecida pela quantidade e qualidade dos equipamentos. Ao todo, são cinco pistas distribuídas nos bairros: Ocian, Samambaia, Quietude, Aviação e Boqueirão.

As pistas atendem diversas modalidades do skate, como Street e Park. A modalidade Street é praticada em obstáculos comuns em paisagens das cidades, como escadas, monumentos, bancos, muretas, corrimões, rampas, guias de calçadas, entre outros; enquanto a Park mistura diversos elementos, inclusive do Street, e tem um grande bowl (tigela em inglês) para a execução de manobras.

Destaque para a do Bairro Quietude, uma das poucas com cobertura no Estado de São Paulo. Ela foi berço de diversos nomes do esporte, como Gabriela Mazetto, atleta da atual seleção brasileira de skateboard. Ela, que nasceu em Praia Grande, fez destas pistas sua escola e ganhou o mundo mostrando o que aprendeu, conquistando importantes títulos internacionais, nacionais e estaduais.

Para Augusto Schell, subsecretário de Assuntos da Juventude, o sucesso do skate no Município se dá pelo trabalho conjunto periódico para manter as pistas em excelente estado. “Trabalhamos para manter a manutenção, a vigilância com a participação da Guarda Civil Municipal (GCM) e a limpeza periódicas. Além disso, procuramos ter um diálogo permanente com os praticantes do esporte para que eles sejam agentes públicos de fiscalização das pistas e tenham uma comunicação direta com a Prefeitura. Isso gera um dinamismo na gestão”.

Novos projetos – Os investimentos de Praia Grande no skate não param. Segundo Schell, a pista do bairro Aviação será reformulada e transformada em uma “skate plaza”, onde serão adicionados bancos, cadeiras e árvores ao redor. Já a pista do bairro Quietude se tornará um ginásio de esportes radicais a fim de proporcionar um maior suporte para os usuários do equipamento, com a instalação de vestiários e banheiros.

Para Schell, é preciso tratar o skate como um esporte de rendimento e competição, o que demanda uma atenção por parte da Prefeitura. “Acredito que o skate está em um momento de transformação, deixando de ser um esporte há muito tempo marginalizado para se tornar um esporte de competição. Com a inclusão da modalidade como um esporte olímpico, acredito que haja um aumento dos praticantes buscando espaços bem asseados para a prática”, concluiu.

Em decorrência da pandemia, todas as atividades, eventos e competições previstas no calendário da Juventude deste ano seguem suspensos, mas a pista está liberada para a prática, desde que não haja aglomeração.