Praia Grande mira em tecnologia para facilitar abertura de empresas

Objetivo é desburocratizar serviço e permitir abertura em até 24 horas

6/8/2021

Praia Grande é uma Cidade em constante desenvolvimento, que registra um alto número de novos empreendimentos comerciais por ano. Facilitar o acesso aos serviços de abertura de empresas está entre os objetivos da Administração Municipal. A intenção é inovar e investir em tecnologia a serviço do cidadão e, para isso, as Secretarias de Finanças (Sefin) e Urbanismo (Seurb) analisam a implantação do software “Empresa fácil”, que permitirá a abertura de empresa, encerramento e recadastramento em até 24 horas. Entre os destaques, a ferramenta digital vai permitir que o próprio cidadão analise a viabilidade da atividade econômica no setor que ele pretende abrir, tudo sem burocracia.

Além de facilitar o serviço ao munícipes, empreendedores, contadores e empresários, a novidade vai proporcionar agilidade no trabalho dos servidores responsáveis pelo trabalho de abertura de empresas (da Sefin), bem como dos funcionários responsáveis pela fiscalização de comércio da Cidade (Seurb).

A meta da Administração praia-grandense é implantar um banner com o título “Empresa Fácil” no portal da Prefeitura. Ao acessar, o munícipe contará com diversos serviços relacionadas ao tema. Na solicitação, além de preencher o formulário, será possível anexar documentos e corrigir quando necessário. Após todos os dados preenchidos, os setores responsáveis da Prefeitura analisarão, darão o encaminhamento necessário, e o cidadão terá retorno rápido.

De acordo com o secretário de Finanças, Cristiano Mola, a intenção da Sefin é facilitar o acesso a informações e garantir agilidade e eficiência dos serviços municipais aos contribuintes. “A Prefeitura de Praia Grande tem investido em inovações tecnológicas e serviços digitais desde o início do ano, e essa nova ferramenta vem ao encontro desse serviço ágil e eficiente que buscamos. A ideia é que ao invés de acumular os processos físicos, o serviço seja feito simultaneamente, em forma de um guichê virtual. O contador, ou empreendedor poderá interagir com a Sefin em tempo real, de casa ou do escritório, basta enviar os documentos solicitados. O principal destaque é a facilidade e agilidade que o serviço vai proporcionar ao munícipe que precisa do serviço de abertura ou regularização de empresas. Nosso principal objetivo é melhorar o atendimento, cumprindo a meta do plano de governo de desburocratizar os serviços públicos”.

Para o secretário de Urbanismo, Luis Fernando Félix de Paula, além de facilitar muito o trabalho dos servidores tanto da Sefin quanto os fiscais da Seurb, que terão acesso aos dados e informações do estabelecimento através de QR Code, os maiores beneficiados serão os munícipes e contribuintes, que terão facilidade na abertura de empresas. “Hoje o serviço é feito de forma presencial ou existe a opção de acessar o requerimento no site, imprimir, digitalizar novamente e enviar via email, ou seja, é burocrático e leva tempo, a intenção é proporcionar agilidade na resposta ao serviço”.