Equipes da Guarda Municipal passam por treinamento com motos

Objetivo é padronizar as operações de três grupamentos que utilizam o veículo

19/8/2021

Integrantes de três grupamentos da Guarda Civil Municipal (GCM) que utilizam motos em sua rotina de trabalho participaram de um treinamento de Condução e Patrulhamento com Motocicletas no Kartódromo Municipal. O objetivo é padronizar procedimentos e técnicas da Romo (Rondas Ostensivas com Motos), Gtran (Grupamento de Trânsito) e Motoapoio ao Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI).

O treinamento foi aplicado a 13 guardas dos três grupamentos, divididos em duas turmas, com carga horária de 12 horas. No conteúdo, conhecimento e utilização correta dos equipamentos, frenagem em pista seca e molhada, padronização do patrulhamento com segurança, pista com obstáculos, mudança brusca de direção, acompanhamento e deslocamento para ocorrências.

De acordo com o GCM, Frederico Leôncio de Freitas Pereira, responsável pelo treinamento, ações conjuntas entre os três grupamentos são comuns e, por isso, há essa preocupação de que todos os integrantes estejam em sintonia. “Esse tipo de procedimento padronizado evita acidentes, otimiza o deslocamento e o atendimento da ocorrência e ainda reflete na segurança não apenas dos guardas, mas também da população”.

Leôncio explicou ainda que as capacitações são frequentes na GCM graças ao empenho da Administração Municipal, ao comando da corporação e ao Setor de Ensino da GCM.

Para o secretário de Assuntos de Segurança Pública da Cidade, Maurício Vieira Izumi, os grupamentos especializados são um diferencial na estrutura da GCM. “Os treinamentos, cursos e capacitações de nossos integrantes são parte do investimento feito na área de segurança. Equipes bem preparadas são fundamentais no desfecho de uma ocorrência e no atendimento à população”.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande conta com 400 homens e mulheres totalmente preparados para atuar nas ruas da Cidade tanto no patrulhamento preventivo quanto ostensivo, sendo considerada uma referência entre as corporações da região e até do Estado de São Paulo.