Praia Grande entrega novos equipamentos para a Guarda Civil Municipal

Foram adquiridas dez câmeras de corpo e dez pistolas de choque

20/8/2021

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande recebeu nesta sexta-feira (20) novos equipamentos que serão usados pelas equipes da corporação, reforçando a segurança da Cidade. Câmeras de corpo (bodycam) e pistolas de choque (spark) foram adquiridas com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Kátia Sastre, que participou junto com a prefeita Raquel Chini da apresentação dos equipamentos, no Paço Municipal.

Os equipamentos foram testados no ano passado e adquiridos por meio de processo licitatório com recursos da emenda parlamentar de R$ 100 mil enviados pela deputada, que é policial militar.

Ao todo, são dez câmeras de corpo com tecnologia capaz de conectar as imagens captadas, via conexão 4G, ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) em tempo real e autonomia de 6 a 8 horas de atividade. As câmeras serão destinadas inicialmente às equipes de carros elétricos e motos, que não dispõem de câmeras como as outras viaturas da corporação.

Também foram adquiridas dez pistolas de choque (spark), de menor potencial ofensivo, com alcance de seis a dez metros de distância e carga elétrica suficiente para imobilizar e neutralizar sem lesões permanentes ou graves.

Após acompanhar a apresentação dos equipamentos, a prefeita Raquel Chini agradeceu à deputada pela destinação da emenda parlamentar e frisou a importância de o Município poder contar com parcerias que ajudam a manter o desenvolvimento da Cidade. “A Administração Municipal se preocupa com a continuidade do que vem funcionando e a área de Segurança é um exemplo disso por meio da tecnologia na redução dos índices criminais. Só podemos agradecer à deputada por esse olhar voltado à segurança de Praia Grande”.

A Segurança Pública é uma das principais bandeiras da deputada, que escolheu Praia Grande para direcionar a emenda parlamentar como uma resposta aos seus eleitores no Município. “Muitas vezes, essa resposta não é na área de segurança pública, mas reflete nela indiretamente, como em ações sociais, por exemplo. No caso de Praia Grande, vejo que esse recurso está sendo muito bem aplicado e a Cidade está de parabéns”.

A visita da deputada foi finalizada no Cicoe, onde ela pode conhecer de perto como a tecnologia é utilizada no combate à criminalidade e redução dos índices criminais. O secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, mostrou cada um dos softwares empregados, como o de reconhecimento facial e o “cerco eletrônico”. “Atualmente, são quase 3 mil câmeras que sozinhas não nos dariam os mesmos resultados. A inteligência dos softwares e a integração são fundamentais”.

Recentemente, os integrantes da GCM passaram a contar com um novo instrumento de trabalho: o celular. Com um aplicativo para o registro das ocorrências atendidas, o trabalho das equipes ganhou mais agilidade e precisão. Além disso, todas as viaturas da corporação contam com câmeras cujas imagens também podem ser transmitidas ao Cicoe, dando mais transparência e segurança nas ações da GCM.