Integrantes do Gape participam de curso sobre prevenção às drogas

Capacitação foi promovida pela GCM de Embu das Artes

27/8/2021

Os guardas civis municipais que integram o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE) de Praia Grande finalizaram nesta sexta-feira (27) a Capacitação de Agentes Multiplicadores de Educação e Prevenção às Drogas, realizada pela Guarda Civil de Embu das Artes. Durante duas semanas, eles participaram do curso com o objetivo de atualizar técnicas a respeito do assunto.

Idealizado pelo Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (Gepad), que desenvolve trabalho equivalente ao realizado pelo Gape em Praia Grande, o curso aconteceu entre os dias 16 e 27 de agosto, em Embu das Artes, e abordou temas como legislação sobre drogas, oratória e técnicas de apresentação de palestras, abordagem lúdica, entre outros.

De acordo com o guarda Eli de Moura Veronez, que integra o Gape, o curso contou com guardas de várias cidades do País, promovendo a integração entre as instituições e a troca de experiências. “Esse tipo de atualização é sempre muito importante e nos deixa muito felizes por podermos aprimorar nosso trabalho, que é levar informação aos jovens e auxiliar no trabalho das escolas com relação à prevenção às drogas”.

Veronez destacou as técnicas lúdicas como um diferencial do curso. “Vimos como usar bonecos de fantoche e o teatro, por exemplo, como formas de aproximação com os jovens. É um trabalho que queremos implantar no Gape e que pode trazer bons resultados”.

Além de Veronez, participam do Gape os guardas Roberto Aparecido Silva e Charles Bezerra Domingues.

Histórico - O Gape é voltado aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal e tem o objetivo de trabalhar a reestruturação familiar, buscando diminuir índices de violência e criminalidade, estimulando a autoestima, a valorização dos vínculos afetivos, a prevenção a qualquer forma de violência, vandalismo e combate às drogas, além de inserir conceitos éticos.

Até hoje cerca de 20 mil alunos receberam as orientações do GAPE, já que, além do curso nas unidades municipais, palestras também foram ministradas em escolas estaduais e particulares, por intermédio do programa Juventude Legal, que atualmente se chama #Juventude PG. A ideia é que os alunos atuem como multiplicadores do conteúdo que recebem e repassem o conhecimento adquirido a seus familiares e amigos.