Treinamento capacita comitê gestor da plataforma Busca Ativa Escolar

Capacitação online foi ministrada por representante da Agenda Pública

31/8/2021

Foto Indisponivel

Integrantes do comitê gestor da plataforma Busca Ativa Escolar de Praia Grande e São Vicente participaram de mais uma capacitação online, na última segunda-feira (30). O intuito foi discutir a importância da etapa de diagnóstico da evasão escolar e como realizar esse trabalho da melhor forma possível.

A Busca Ativa Escolar integra a iniciativa Crescer com Proteção, parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Agenda Pública e Instituto Camará Calunga, e tem como objetivo otimizar e unificar os trabalhos das secretarias, identificando, registrando e acompanhando crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Erlane Santos, Consultora de Educação da iniciativa Crescer Com Proteção (Agenda Pública), foi a responsável por ministrar a capacitação online. Na dinâmica, foram levantados pelos participantes, as legislações que podem amparar o diagnóstico – como é o caso da Lei nº 13.068, que dispõe sobre a obrigatoriedade de as escolas da rede pública estadual comunicarem o excesso de faltas de alunos -, os bancos de dados que podem auxiliar na busca de informações e quais as possíveis parcerias que podem ser formadas para aprimorar este trabalho.

Em Praia Grande, a intersetorialidade sempre fez parte da gestão municipal, inclusive no planejamento do Busca Ativa Escolar no Município. As secretarias de Assistência Social (Seas), Saúde Pública (Sesap), Educação (Seduc), Assuntos da Juventude, CAMP-PG, entidades esportivas são alguns parceiros desse projeto.

Para o subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, os trabalhos de diagnóstico da Busca Ativa em Praia Grande já estão bastante avançados. “Já estamos muito à frente nesse trabalho e com a retomada das aulas vamos poder fazer um uso mais ativo da plataforma. Estamos, gradativamente, construindo essa plataforma juntamente com as secretarias e demais parceiros”.