PG utiliza a tecnologia como ferramenta e disponibiliza links e QR Codes para população acessar serviços municipais

Maioria dos serviços da Secretaria de Finanças podem ser acessados de forma online

15/9/2021

A Secretaria de Finanças (Sefin) da Prefeitura de Praia Grande tem disponibilizado diversas opções de serviços para a população. Além dos atendimentos via WhatsApp, dos totens “PG Online” no Paço e do agendamento específico de dia/horário, a Sefin oferece agora links e QR Codes para que as pessoas possam acessar os serviços. O objetivo é garantir um atendimento rápido e eficiente ao contribuinte praia-grandense.

Os links para os serviços podem ser solicitados através do WhatsApp da Sefin 34962275. Já os QR Codes são disponibilizados em panfletos que serão distribuídos em próprios municipais, como Prefeitura, escolas, unidades de saúde e outros espaços públicos. Também é possível ter acesso os links através do portal da Cidade www.praiagrande.sp.gov.br. Ao acessar, basta clicar em serviços online e escolher a opção Finanças. A partir daí, será possível identificar o que deseja em uma lista de serviços. O site está em fase de aprimoramento, para atender ainda melhor o contribuinte.

Para serviços relacionados ao IPTU, os links disponíveis são para: emissão de 2ª via de IPTU 2021 (https://www.praiagrande.sp.gov.br/Atendimento/menu_SefinInternet2.asp?cdMenu=1)
, emissão de 2ª via cosip (iluminação pública) (https://www.praiagrande.sp.gov.br/Atendimento/menu_SefinInternet2.asp?cdMenu=8), além de certidão negativa de débitos imobiliários, certidão positiva de débitos imobiliários, certidão positiva com efeito negativa de débitos imobiliários, emissão de certidão valor venal e emissão guia ITBI.

Sobre Dívida Ativa, os links disponíveis realizam os serviços de solicitação de parcelamento de débitos (https://parcelamento.cidadao.conam.com.br/praiagrande/) e emissão de boleto pagamento à vista de IPTU e alvará de exercícios anteriores, extrato de débito imobiliário com plano de parcelamento e 2ª via de parcelamento.

Também é possível resolver de forma online serviços relacionados a empresas, autônomos, feirantes e ambulantes, como, por exemplo, emissão 2ª via de alvará de empresas 2021 e 2ª via carnê de ISS de autônomos, autônomos estabelecidos, espelho MEI e empresas 2021.

Segundo o secretário de Finanças de Praia Grande, Cristiano Mola, a intenção da Administração praia-grandense é mais uma vez facilitar e agilizar o serviço para os contribuintes. “Qualquer serviço da Sefin pode ser feito de forma online, de casa ou de qualquer lugar, isso evita que munícipes se desloquem até a Prefeitura. Basta acessar o site, entrar no link e preencher os requisitos necessários. Conforme estipula o plano de governo da prefeita da Cidade, Raquel Chini, Praia Grande segue tentando aprimorar a cada dia a prestação dos serviços aos munícipes, reduzindo a burocracia e tornando o atendimento ao público mais fácil, acessível e rápido”.