Cidadania e Pedagogos Comunitários alinham retomada do uso das quadras escolares para fins sociais

Iniciativa ocorre desde 2013 e beneficia crianças e jovens da Cidade

17/9/2021

A Subsecretaria de Ações da Cidadania, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu na última quinta-feira (16) uma reunião com os usuários das quadras das Escolas Municipais e os Pedagogos Comunitários. O objetivo foi alinhar novas normas a respeito do retorno do uso das quadras para projetos sociais desenvolvidos pela sociedade civil e comunidade local nas quadras das unidades escolares.

O uso dos espaços foi interrompido desde o início da pandemia e, agora a retomada começa a ser preparada. Os usuários, que utilizam gratuitamente as quadras, vão precisar se adequar quanto às documentações necessárias e novas normas impostas para maior controle das atividades nas quadras.

Para fazer uso, os interessados devem procurar o pedagogo comunitário da escola, que será responsável por analisar toda a documentação que foi entregue, encaixar os horários para o uso e encaminhar a autorização para os interessados.

Entre os documentos necessários, a ficha cadastral de todos que vão utilizar a quadra, ofício de declaração de uso, entre outros devem ser entregues aos pedagogos comunitários. Mesmo as entidades que já faziam uso das quadras, devem entregar novamente toda a documentação solicitada para que os dados dos usuários sejam atualizados. Além disso, os usuários vão passar por uma avaliação periódica em relação ao estado de uso das quadras, a fim de mantê-las limpas e arrumadas após as atividades.

Já as novas normas de uso são relativas à manutenção das quadras e protocolos de segurança, como: promover apenas atividades de interesse coletivo ou social, usar o espaço como foi solicitado, não consumir bebidas alcoólicas e nem fumar no espaço, não deixar objetos nas quadras, entre outras medidas.

O subsecretário de Ações e Cidadania de Praia Grande, Claudino Pacheco Filho, o Tico, parabenizou o trabalho das entidades. “Mesmo durante a pandemia, eles continuaram ajudando as pessoas de outras formas, mesmo sem o esporte. São grandes guerreiros e merecem nossos aplausos”.

Complementou afirmando que o trabalho das entidades é de suma importância para a comunidade e por isso esses cuidados são tão necessários. “A pandemia mudou muita coisa, o novo normal já está acontecendo e mediante isso precisamos tomar os devidos cuidados para preservar todos os envolvidos no uso do espaço público. As quadras não têm dono, são de todos, da comunidade, da Cidade, e vamos sempre tomar conta da nossa casa”.

Já para a Diretora da Divisão de Ação Comunitária da Secretaria de Educação, Valkíria Medeiros, essas medidas também são úteis para resguardar tanto os pedagogos como as próprias entidades. “Nós estamos vivendo em um formato diferente devido à pandemia, e por isso tivemos que adequar a forma de trabalhar nas escolas. Temos a nossa responsabilidade e ela está resguardada nos documentos que pedimos para os usuários das quadras e nas novas normas que foram estabelecidas”, disse.