Praia Grande sedia Programa de Articulação Regional de Políticas Públicas

Evento promovido pelo Sebrae e FGV teve a participação dos Municípios da Região

30/9/2021

O Palácio das Artes, em Praia Grande, recebeu o Programa de Articulação Regional de Políticas Públicas, promovido pelo Sebrae-SP e FGV, nesta quarta-feira (29). O evento contou com um balanço da implantação do plano de ação regional de empreendedorismo e um Workshop de Inclusão produtiva focado nos FSS da Baixada Santista.

Participaram do encontro representantes das Prefeituras de Praia Grande, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, São Vicente, Cubatão e Santos. Todos os municípios receberam os vouchers/ofícios, que simbolizam a adesão ao programa “Consórcio Empreendedor”. Com o título, as prefeituras podem procurar o escritório regional do Sebrae para as devidas ações e programas e, de acordo com a necessidade de cada cidade, desenvolver atividades em benefício dos munícipes.

O objetivo da iniciativa do Sebrae e da FGV é organizar nas diferentes regiões do Estado uma rede de liderança de gestores públicos junto à iniciativa privada e à sociedade civil para que possam conhecer, entender e contribuir com as agendas de políticas públicas empreendedoras. O programa está fundamentado em quatro pilares: inclusão produtiva, desburocratização, compras públicas e governança.

Foi a primeira vez que Praia Grande recebeu o evento. De acordo com a prefeita Raquel Chini, para a implementação do Plano de Ação Regional é necessária a união das Cidades, cada uma fazendo sua parte. “Após o levantamento de necessidades e da criação do plano, a união dos municípios é fundamental para propor soluções práticas e melhorar o ambiente de negócios da Baixada Santista. As nove cidades possuem problemas em comum e por isso é tão importante valorizar e dar andamento a esses encontros e projetos. Somos uma região metropolitana e precisamos evoluir a cada dia. Só assim seremos verdadeiramente uma região integrada, fortalecida e os moradores de todas as cidades colherão os resultados”.

Conforme o gerente regional do Sebrae, Marco Aurélio Rosas, o programa de Articulação Regional de Políticas Públicas realizou um levantamento dos desafios regionais, fez um mapeamento dos potenciais econômicos dos municípios e traçou um plano de ação. “Para dar andamento a esse levantamento e plano, a união de todos é fundamental, a colaboração de cada um é importante. Todos em prol do desenvolvimento sustentável da região”.

Participantes – Além da prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, participaram do evento o prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira; a prefeita em exercício de São Vicente, Sandra Conti; o vice-prefeito de Peruíbe, André Luiz de Paula; o vice-prefeito de Itanhaém, Rodrigo Dias; o vice-prefeito de Mongaguá, Rafael Redó; e a vice-prefeita de Santos, Renata Costa Bravo Oliveira.