“Cerco eletrônico” auxilia na detenção de homem acusado de roubo a barbearia

Veículo usado pelo suspeito foi identificado ao passar por câmera de OCR

30/9/2021

Foto Indisponivel

Graças a uma das câmeras que integram o chamado “cerco eletrônico” de Praia Grande, um homem foi detido pela Guarda Civil Municipal (GCM) na madrugada do dia 28, no Sítio do Campo, suspeito de ter praticado um roubo a uma barbearia no Bairro Tupi dois dias antes. O veículo usado por ele no momento do crime foi identificado ao passar por uma das 164 câmeras de reconhecimento de caracteres (OCR) instaladas na Cidade.

O roubo ocorreu na tarde de sábado, quando o proprietário de uma barbearia localizada na Rua Tupi abria o estabelecimento. O acusado parou o carro, entrou no comércio e, após ameaçar a vítima, fugiu levando duas máquinas de cortar cabelo avaliadas em R$ 900,00 cada uma e R$ 850,00 em dinheiro. Porém, uma câmera de um imóvel vizinho registrou a imagem do veículo, possibilitando que a placa fosse identificada.

Rapidamente, a vítima comunicou o roubo e passou as informações sobre o veículo ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) que incluiu os dados no sistema.
Na madrugada de quarta-feira (28), o alarme do Cicoe disparou, acusando que o veículo havia passado por um dos locais monitorados pelo sistema. Equipes da GCM se deslocaram e conseguiram abordar o veículo na Avenida José Bonifácio, no Sítio do Campo. O proprietário do veículo foi questionado sobre o roubo e acabou admitindo a autoria do crime, revelando inclusive que usou uma réplica de uma pistola para ameaçar a vítima.

No carro havia outras três pessoas e foram encontrados um tablete de maconha, que o acusado afirmou ser para uso próprio, e uma das máquinas de cortar cabelo. Ele ainda alegou ter vendido a outra máquina a um desconhecido.

Diante dos fatos, o homem foi levado para o 1º DP da Cidade, onde foi reconhecido pela vítima como sendo a mesma pessoa que o assaltou. Autuado pelo crime de roubo, ele foi liberado por não se tratar de flagrante, e responderá em liberdade.

O sistema - Atualmente, Praia Grande conta com 164 pontos dotados de câmeras OCR (sigla para optical character recognition, reconhecimento ótico de caracteres, em português), que faz a “leitura” e identifica as placas dos veículos que trafegam pela Cidade.

Quando um veículo produto de furto ou roubo tem sua placa comunicada ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que controla todo o sistema de monitoramento da Cidade, os dados são lançados no sistema e assim que o veículo passa por uma dessas câmeras de OCR um alarme é disparado no Cicoe e as viaturas são acionadas, antes mesmo que a vítima registre a ocorrência na delegacia. Agilidade e eficiência são os pontos fortes do sistema.

Todo o sistema de câmeras da Cidade conta quase 3 mil equipamentos, que, atrelados aos softwares adquiridos pela Prefeitura, são a combinação perfeita para a eficiência do parque tecnológico da Cidade.