Alunos do Infantil II participam de atividade lúdica do Projeto Cidadão Legal

Retomada das atividades aconteceu nesta quinta-feira (7), na E.M Gregório França de Siqueira

7/10/2021

O Departamento de Educação Ambiental (DEA) retomou, nesta quinta-feira (7), suas atividades junto aos alunos da rede municipal de ensino. Desta vez, o Projeto Cidadão Legal levou aos alunos do Infantil II da E.M Gregório França de Siqueira a atividade “tira o Lixo, põe o bicho”. O objetivo da iniciativa é demonstrar às crianças, de forma lúdica, a importância de descartar o lixo da maneira correta a fim de preservar o meio ambiente.

A atividade foi mediada pelas professoras da Educação Ambiental, Vânia Raposo e Cristiane Araújo, que trouxeram para os alunos um painel interativo com os ecossistemas brasileiros. Nele, as professoras explicaram um pouco mais sobre a fauna, flora e os habitats naturais dos bichos.

Também demonstraram o efeito negativo do lixo no meio ambiente e o prejuízo do descarte irregular à vida dos animais e seres humanos. A ação lúdica consistiu em tirar o lixo do painel e inserir os bichinhos de volta para seus ambientes naturalmente limpos e saudáveis.

“Com esse painel, as crianças aprendem que o lugar do lixo é no lixo e a natureza precisa estar sempre em harmonia, por isso precisamos tirar o lixo e colocar o bicho no lugar. Essa abordagem é superimportante, porque as crianças levam tudo que aprenderam para os pais, alertando que não se pode jogar lixo na rua. Além disso, a nossa Cidade tem coleta seletiva, por isso também sempre incentivamos a separação do lixo”, afirmou Cristiane.

As atividades do projeto são oferecidas aos alunos da Educação Infantil e Fundamental I e II e foram interrompidas no início da pandemia, em 2020. A retomada acontece de forma gradativa, com todos os protocolos de biossegurança para proteger os alunos e docentes. “Antes da pandemia, os alunos iam até a Educação Ambiental, onde participavam de diversas atividades, como contação de histórias, atividades práticas de descarte de lixo e visitação ao museu da Educação Ambiental. Nesse momento de retomada, achamos mais prudente trazer o projeto para as salas de aula e voltamos em um período excelente, justo na semana da criança”, disse Cristiane.