Frequentadores do Conviver participam de aula em alusão ao Outubro Rosa

Evento ocorreu na Praça Portugal, na orla do Bairro Guilhermina

14/10/2021

Frequentadores do Programa Conviver tiveram uma aula de ginástica diferente na quinta-feira (14). O grupo se reuniu na Praça Portugal, na praia do Bairro Guilhermina. A aula em alusão ao Outubro Rosa juntou mais de 100 participantes. O objetivo foi conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e proporcionar uma atividade divertida.

Antes dos exercícios, uma breve conversa a respeito do tema. Dados de pesquisas recentes foram apresentados aos participantes como forma de atualizar as informações relativas à prevenção do câncer de mama.

De acordo com o coordenador das unidades do Conviver, Lucas Pina, que também é professor de educação física, estudos apontam que o confinamento provocado pela pandemia resultou em situação negativa na saúde das pessoas. “As pesquisas apontam que o nível de movimento na vida das pessoas caiu para muito baixo. A gente precisa incentivar essa prática para reverter esse quadro”.

A aposentada, Hunara Conti Maurício, de 68 anos, gostou muito da oportunidade de fazer aula em um local aberto e muito bonito. “Adoro fazer esse tipo de atividade. Está muito fresco, ventando. Tive covid há um tempo e priorizo espaços ventilados, porque o médico mandou eu ir devagar com a prática esportiva”.

O aposentado Carlos Mendes da Silva, de 61 anos, foi um dos mais animados da turma. “Eu me cuido e minha esposa também. Acho importante essa conscientização e gosto muito da atividade física”.

Outubro Rosa – Durante todo o mês de outubro, as unidades do Programa Conviver estão trabalhando o tema em suas atividades de rotina, especialmente com a inserção do assunto nas atividades diárias, como aulas de ginástica, caminhada e alongamento. O movimento Outubro Rosa destaca a prevenção do câncer de mama, incentivando as mulheres a realizarem exames que podem diagnosticar a doença cujo tratamento precoce garante maior possibilidade de cura.