Jardim sensorial será a novidade para retomada dos atendimentos do DEA

Iniciativa visa proporcionar uma experiência sensorial e estimular os sentidos

19/10/2021

O Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande está se preparando para voltar a receber jovens e crianças interessadas em conhecer mais sobre a natureza. Um jardim sensorial será a novidade da retomada que ainda não tem sua data definida.

Os professores do DEA deixaram o espaço ainda mais atrativo para quando os visitantes das escolas municipais e outros estudantes voltarem a visitar o Departamento. O jardim é composto por ervas condimentares e aromáticas, como hortelã, salsinha, manjericão, menta, entre outras.

A iniciativa faz parte do Projeto Encantar, do DEA, e será destinada também para ser utilizada nas aulas da rede municipal. Outro fator importante da novidade é a acessibilidade; o jardim está localizado em área coberta no corredor lateral do Departamento, permitindo que pessoas com deficiência acessem mais facilmente.

Segundo a professora de ciências e bióloga do DEA, Ana Karina do Amaral Aulisio, a escolha das espécies e de todo o material do jardim tem o objetivo de proporcionar uma experiência sensorial para os visitantes e, dessa forma, estimular os sentidos. “O jardim vai funcionar como um espaço de contato com texturas e aromas das plantas que selecionamos. Elas servem para ativar nossas emoções e sentidos”, explicou.

Vale ressaltar que, apesar de ainda não estar recebendo os estudantes no local, a equipe pedagógica do DEA está levando diversas atividades para as salas de aula da rede municipal e segue elaborando e revisando as atividades da plataforma educacional no Portal Cidadão PG.