Município contrata cerca de 90 jovens aprendizes do Camp-PG

Adolescentes foram recepcionados pela Prefeita Raquel Chini

22/10/2021

Cerca de 90 jovens do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática de Praia Grande (Camp-PG) foram contratados pela Prefeitura. A recepção dos jovens foi realizada na sexta-feira (22) no auditório Jornalista Roberto Marinho. Os adolescentes começam a atuar na próxima segunda-feira em diversos setores da Administração e também do Fórum da Cidade.

O Município é o principal investidor nesta mão de obra. A contratação dos jovens estava suspensa desde o ano passado, por causa da pandemia. Para muitos, essa é a primeira oportunidade de emprego, especialmente em um trabalho formal.

O estudante Isac John Arão dos Santos, de 16 anos, morador do Melvi, espera conhecer a rotina administrativa de uma empresa no seu novo trabalho na Secretaria de Finanças. “Sei que vai ser muito útil para mim e vai me agregar bastante conhecimento. Quero aprender muito sobre o mercado de trabalho”.

O estudante Luiz Henrique da Silva Cerino, de 16 anos, é morador do Esmeralda e gostou muito do momento da recepção: “Achei importante esse primeiro contato. Conversaram com a gente, deram dicas do que pode ou não fazer. Me senti bem tranquilo para trabalhar”.

Segundo o presidente da entidade, Alaor Arthur Silva, mais de 80 famílias serão beneficiadas com a contratação desses jovens. “É um pequeno passo que estamos dando, porém maravilhoso para estes jovens. O poder público está fazendo a sua parte e queremos convidar também aos empresários da Cidade que façam sua parte, contratando estes jovens”.

O responsável pela secretaria de Administração (Sead), Ecedite da Silva Cruz Filho, foi patrulheiro (forma como eram chamados os menores aprendizes antigamente) no ano de 1983 e contou um pouco de sua experiência profissional. “Meu número de registro foi 478, comecei na Sead e foi lá que me interessei por administração. Fiz faculdade, segui carreira e há quase 40 anos trabalho na Prefeitura”.

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, destacou a retomada econômica da Cidade, o que possibilitou a volta desta mão de obra e destacou o papel dos servidores na vida desses jovens. “Quero que estes jovens sejam ensinados por seus colegas de trabalho. Eles estão aqui para aprenderem uma profissão e assim deve ser feito. Esses jovens não estão aqui para pegar café ou pagar conta, devem ter função no setor em que atuam”.

A prefeita reforçou que os jovens aprendizes terão acesso a um canal direto com ela, para que possam interagir sobre sua rotina. Como forma de marcar esse relacionamento, Raquel pediu que todos os jovens a acompanhassem até seu gabinete, no Paço Municipal, onde fizeram o juramento do menor aprendiz e ainda puderam conhecer a sala da prefeita.

Além de Raquel, vereadores, representantes do Camp-PG e da Administração participaram do evento de integração dos jovens e do passeio dos jovens pelo Paço Municipal.

Camp – Inaugurado oficialmente em 1974, mais de 18 mil pessoas já passaram pelo Camp-PG. Alguns atualmente são vereadores ou ocupam cargos de destaque na Adminstração e no comércio da Cidade. A entidade prioriza o atendimento de jovens cujas famílias estão em situação de vulnerabilidade e busca proteção à adolescência, juventude, família, propiciando pleno desenvolvimento, a defesa e a garantia dos seus direitos.