Consultório na Rua realiza ação alusiva ao Outubro Rosa

Equipe oferece exame preventivo e orientações sobre câncer às mulheres

28/10/2021

Em mais uma ação relativa à campanha Outubro Rosa, a equipe do Consultório na Rua está realizando uma série de ações de saúde junto às pessoas em situação de rua em Praia Grande. Estão sendo oferecidas na própria van do programa coletas de exames preventivos e testes rápidos de sífilis, HIV, hepatites B e C. As mulheres também recebem orientações sobre o câncer de mama e também sobre o câncer de colo de útero, além de kit higiene com absorvente, sabonete, pasta e escova de dentes.

A van do Consultório na Rua está caracterizada com balões e enfeites alusivos ao Outubro Rosa e a ação começou na manhã de quarta-feira (27) na comunidade Jambalaia, no bairro Anhanguera, e na Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira, na Vila Sônia, com a participação dos alunos do Programa de Residência Multidisciplinar em Saúde da Família e Comunidade da Sesap (Secretaria de Saúde Púbica) de Praia Grande.

À tarde a missão foi na Casa de Estar, onde os profissionais conversaram com as mulheres atendidas pela casa e também funcionárias que trabalham naquela localidade, que puderam, inclusive, fazer os exames preventivos e receber as orientações da equipe. O Consultório na Rua volta às ruas nesta quinta (28), desta vez no bairro Mirim e nas praias, onde costumam ficar muitas pessoas em situação de rua. A ideia também é circular com a van por outras regiões da cidade para alcançar mais pessoas nesta ação.

Conar - O Programa Consultório na Rua é desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap), onde os atendimentos são feitos em um veículo, tipo van, equipado com sala reservada e local para vacinas e exames para atendimento de pessoas em situação de rua. Esse trabalho também é realizado de segunda a sexta em todos os bairros da Cidade. Os pacientes são atendidos, orientados e medicados por uma equipe que conta com médicos, enfermeiros, auxiliares, além do motorista. Quando necessário, esses pacientes são encaminhados à rede de saúde do Município, como as Usafas ou prontos-socorros, dependendo do caso.

Outubro Rosa - A campanha Outubro Rosa começou em Praia Grande com fila de espera para exames de mamografia zerada. Mulheres que passaram por consulta na primeira semana do mês já estão com seus pedidos sendo agendados. Para realizar o exame de mamografia ou qualquer outro exame, a mulher deve procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) mais próxima de sua residência. Após passar por consulta, o médico irá indicar os exames a serem feitos e a paciente poderá ser encaminhada ao CEAS Mulher (Centro de Apoio à Saúde da Mulher).

O CEAS funciona como uma rede de apoio à saúde feminina e oferece atendimento com médicos especializados e acolhimento das mulheres. A unidade oferece um atendimento humanizado e é fundamental para prevenção, diagnóstico e encaminhamento de lesões precursoras de câncer de útero e de mama, o que a torna uma referência de serviços para o público feminino em Praia Grande. A unidade fica na Rua São José, no Bairro Caiçara.