Praia Grande sedia capacitação para formar condutores de Motolância do Samu

Curso na Cidade acontece de 8 a 12 novembro

8/11/2021

Praia Grande está sediando a Capacitação para profissionais da área da saúde que queiram atuar como condutores de Motolância do Samu (Serviço Móvel de Urgência e Emergência), levando o primeiro atendimento de maneira mais rápida para quem aciona o setor. A atividade é voltada para quem já é enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem do Samu ou já concluiu cursos específicos na área.

De acordo com o enfermeiro responsável técnico do Samu de Praia Grande, Eduardo Gomes, alunos de diversas partes do Estado vieram à Praia Grande para participar do curso. “São 28 inscritos de diversas localidades como, Praia Grande, Ribeirão Preto, Osasco, Mauá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Guarujá, Santos, Cubatão e Rio Preto”, explica. O enfermeiro esclarece ainda que o curso é ministrado pelo GMAU (Grupo de Motociclistas de Atendimento às Urgências) do Samu. Os 10 instrutores do curso também são de diversas cidades paulistas.

“A motocicleta quase sempre chega primeiro aos lugares, inclusive àqueles de mais difícil acesso. Chegando no local o técnico já pode realizar os primeiros socorros e isso pode significar a diferença entre salvar ou não uma pessoa. Além disso, otimiza todo o serviço, toda a logística, uma vez que, esse profissional chegando primeiro, tem condições de informar o estado da vítima se precisa de UTI ou não, entre outras informações”, ressalta o instrutor do GMAU, Fábio Jordão de Farias.

Atividades - Durante toda a semana, os alunos vão passar pela parte teórica no período da manhã e, na parte da tarde, aulas práticas no Kartódromo Municipal e em outros locais da cidade. “Todos vão passar por avaliações em cada um dos segmentos estudados e nem todo mundo consegue ser aprovado, porém, só o fato de fazer o curso se torna uma experiência importante para qualquer motociclista, com muitas técnicas, muita orientação e estudo”, destacou o instrutor.

Para os alunos, a experiência está sendo positiva. “Trabalhar no Samu, para mim, já é um sonho realizado, fazer esse curso e ter a possibilidade de trabalhar nisso é ainda melhor. Estou gostando muito do curso, sempre gostei de pilotar moto”, comentou um dos técnicos do Samu de Praia Grande, Arthur Cesar Argôlo Braz.

Já para a técnica do Samu de Ribeirão Preto, Glaucia Molezini de Castro, a experiência está sendo boa no âmbito profissional e social. “O curso é excelente, está sendo muito bom receber todo esse conhecimento. Além disso, me sinto quebrando uma espécie de tabu social, pois ainda vemos poucas mulheres participando desse tipo de curso e profissão. Estou aqui também como uma forma de representar a mulher”, destacou.

A principal função do profissional que trabalha em motolância é realizar os primeiros atendimentos de suporte básico à vida, com destaque para manobras de reversão de parada cardiorrespiratória, contenção de hemorragias, além de reduzir do tempo-resposta entre o acionamento da equipe e o recebimento do primeiro atendimento. A comunicação com a equipe da ambulância, preparação para transporte, atendimento geral e sinalização também fazem parte das atividades.

O curso segue até sexta-feira tendo suas aulas teóricas no Palácio das Artes e as práticas no Kartódromo Municipal, pista de Motocross da Área de lazer Ézio Dall’acqua, entre outros espaços.

Samu - O Samu conta com três bases em Praia Grande. Os locais ficam na Avenida Marginal, altura do Km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Samambaia (acoplada a UPA), na Avenida Ministro Marcos Freire, s/n (no PS Quietude) e na Rua Dair Borges acoplada ao Hospital Irmã Dulce. O Samu atende pelo telefone 192.