Servidores participam de oficina para prevenção contra abuso sexual de crianças e adolescentes

Sensibilização integra a iniciativa Crescer com Proteção, do Unicef

10/11/2021

Cerca de 70 servidores municipais de Praia Grande, entre agentes da Saúde, Educação, Serviço Social, Juventude, Conselheiros Tutelares e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) participaram de uma oficina online de prevenção contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A oficina de sensibilização integra a iniciativa Crescer com Proteção, parceria do Unicef com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Agenda Pública e Instituto Camará Calunga.

Segundo Raniere Pontes, gerente de proteção da criança e adolescente do Unicef e facilitador da oficina, o objetivo da formação é ajudar os municípios no processo de reflexão para compreender os conceitos relacionados à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes baseados na lei 13.431/17, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.

No encontro, os participantes puderam discutir sobre as causas e consequências dos abusos para as crianças, adolescentes e suas famílias. Consequentemente, debateram como detectar que alguém está passando por esse problema e como agir nesses casos. Além disso, foram falados os modos para denunciar casos de abusos e quais canais devem ser utilizados para isso.

Dados acendem alerta - A discussão sobre esse tema é de extrema importância, principalmente nos dias de hoje, tendo em vista o cenário preocupante no País. Segundo dados apresentados na oficina – retirados de uma pesquisa do Unicef com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública – nos últimos quatro anos, 180 mil meninas e meninos sofreram violência sexual no Brasil, o que representa uma média de 45 mil por ano.

Para o subsecretário de Assuntos da Juventude de Praia Grande, Augusto Schell, os dados são alarmantes, mas Praia Grande está empenhada em trabalhar pelo bem das nossas crianças e jovens. “Essa capacitação é essencial para dividirmos iniciativas e soluções entre os municípios a fim de traçar estratégias mais efetivas no combate a esses abusos. Nós, da Juventude, junto com os demais setores da administração municipal, estamos trabalhando nisso”, disse Schell.