PG realiza palestra sobre sexo e identidade de gênero para os funcionários da Saúde

Atividade visa proporcionar um melhor acolhimento ao público LGBTQIA+ na rede

18/11/2021

Com o objetivo de aprimorar o atendimento da Saúde, a Prefeitura de Praia Grande realizou nesta terça (16) e quarta-feira (17) a palestra “Sexo Biológico, Identidade de Gênero e Orientação Sexual” no auditório da Secretaria de Educação (Seduc). Organizada pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap), a palestra foi destinada aos profissionais da Atenção Básica, visando um melhor acolhimento da população LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais) na rede.

A palestra buscou trazer elementos teóricos e práticos que auxiliem os trabalhadores da Saúde a entender as diferenças conceituais entre sexo biológico, identidade de gênero e orientação afetiva-sexual e, assim, proporcionar uma abordagem mais humanizada na rede municipal. Os palestrantes tiraram dúvidas da plateia, que também colaborou compartilhando experiências no dia a dia do atendimento das unidades, trazendo exemplos práticos que possam ajudar a compreender e a sensibilizar as pessoas.

Organizada junto ao Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), a palestra foi conduzida pelo médico de família e comunidade Renato Cesar Vaz Guimarães, pelo dentista residente Bruno Guilherme Montezano Diniz e pela enfermeira Vanessa Naomi Oshiro em quatro períodos para atender ao máximo de funcionários da rede.

“Para mim é muito importante como pessoa e profissional a realização dessa palestra e falar sobre o tema, pois temos que olhar para o ser humano como um todo, a nossa realidade é bastante diferente de antigamente. Estou muito feliz com a oportunidade de estar na residência e poder retribuir isso para a sociedade por meio desses encontros”, afirmou o dentista residente Bruno.

O médico Renato também saudou a possibilidade de tratar do assunto para os colegas da Saúde. “É a primeira vez que temos um espaço amplo como este para falar. No início eu fiquei um pouco receoso porque é um tema tomado por muitos tabus, mas as pessoas ofereceram um retorno bastante satisfatório e no levantamento que fizemos percebemos que na rede há muitos profissionais sensibilizados com a causa LGBTQIA+, então tem sido muito gratificante. É um primeiro passo para a implantação na cidade de uma política nacional para a população LGBTQIA+”, comentou.

NEPS – O Núcleo de Educação Permanente em Saúde é um setor da Sesap criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.