Praia Grande é destaque no desenvolvimento econômico

18/11/2021

Praia Grande se destaca no cenário nacional com ritmo acelerado no desenvolvimento econômico, fruto de investimentos da Administração Municipal em infraestrutura, mobilidade urbana, oferta de serviços públicos e ações de promoção à qualidade de vida. O Município tem grandes perspectivas de crescimento, o que atrai cada vez mais investidores e moradores.

Somente para os próximos anos, em empresas já anunciadas, a projeção é de mais de 20 mil empregos. De acordo com informações captadas do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), em 2021 foram registradas 156 vagas no primeiro semestre e 629 no segundo, um aumento de cerca de 300% entre os dois semestres. Os números comprovam que mesmo com a pandemia se estendendo este ano, a cidade registrou um crescimento notável. Isso sem contar que segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Município relatou um aumento de 20% nas vagas formais de trabalho.

Entre os mais recentes empreendimentos inaugurados estão o Mercado Atacadista Tenda, no bairro Aviação, que gerou cerca de 500 vagas de trabalho direta e indiretas e o MC Donald´s com dezenas de contratações. Novos empreendimentos já estão em construção ou anunciaram sua instalação, como o centro Comercial no bairro Aviação; novo Shopping, no bairro Mirim; Centro de Distribuição na Leroy Merlin, no Glória; hipermercado no bairro Caiçara; um hospital particular no bairro Guilhermina; além do Complexo Andaraguá, que juntos oferecerão cerca de 23 mil empregos diretos e indiretos.

Praia Grande é o 4º destino mais procurado por turistas do Brasil e 2º no Estado, recebendo cerca de 1 milhão de visitantes na alta temporada, além de aproximadamente 300 mil pessoas em finais de semanas e feriados. Seu crescimento populacional é de aproximadamente 6 mil novos moradores ao ano, segundo estimativa IBGE. Entre suas principais matrizes econômicas está o turismo, haja vista que cerca de 52% dos imóveis da Cidade são de veraneio, o que também gera emprego durante todo ano em diversos setores, como a área condominial.

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Assuntos Institucionais (SEAI), com base em dados do CAGED, durante a temporada de verão, de dezembro a fevereiro, Praia Grande tem um aumento de 30% na geração de empregos no comércio e serviços.

Outro fator importante decorrente da atração de visitantes e crescimento da atividade econômica é o aumento da arrecadação de ISS em aproximadamente 25% e de ICMS em cerca de 50% em relação à média de todo ano, de acordo com informações da Secretaria de Finanças (SEFIN). Com isso, a Prefeitura pode investir ainda mais em infraestrutura e oferta de serviços à população.

Neste processo de retomada econômica da Cidade, o comércio nos bairros também vem se destacando e ganhando força. Centros comerciais se multiplicam em todas as regiões. Destaque para os existentes nos bairros Boqueirão, Ocian, Samambaia, Caiçara, Vila Sônia, Canto do Forte, Quietude, Melvi, entre outros.

Restaurantes - Com a revitalização da orla e um novo projeto, os antigos quiosques subutilizados, com falta de manutenção e que, em sua maioria, permaneciam mais tempo fechados sem contratação efetiva de funcionários, deram espaço a 18 modernos restaurantes na orla da praia, pé na areia, em confortáveis acomodações que funcionam como referência turística. São cerca de 60 novos empregos por restaurante.

Retomada PG - Com o objetivo de garantir a organização e o sucesso das atividades de desenvolvimento econômico, a Administração praia-grandense prepara o Plano Retomada PG, um documento com diretrizes sobre o trabalho a ser realizado em todas as áreas públicas da Cidade.