Famílias residentes no Balneário Maxiland são cadastradas

Ação realizada pela Sehab atende à solicitação do Ministério Público

23/11/2021

A Prefeitura de Praia grande, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), está realizando o cadastramento das famílias residentes no Balneário Maxiland, Bairro Antártica. A ação será realizada até quinta-feira (26), quando as equipes estarão visitando casa a casa e obtendo informações sobre os moradores.

Como explicou o titular da Sehab Anderson Mendes, além de atender a demanda do Ministério Público a ação promove ainda o congelamento da área, evitando assim novas invasões e construções irregulares no local. “Vamos quantificar e identificar as famílias residentes na área e esse cadastro será encaminhado ao MP, como foi solicitado. Estes dados também nos auxiliarão na elaboração de ações para intensificar a contenção de invasões no local, e outras que desenvolveremos para atender estas famílias”. Para isso o Município conta com uma comissão especial voltada, especificamente, para tratar do tema e organizar as ações. No total a Prefeitura já efetuou o congelamento de 7 áreas, que seguem monitoradas diariamente.

Satélite – Os trabalhos executados na Cidade contam com um importante aliado: um satélite da Polícia Federal que disponibiliza diariamente imagens das áreas que são monitoradas. O Município, que assinou convênio do Programa Brasil MAIS (Meio Ambiente Integrado e Seguro), com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), relacionado ao serviço, é o primeiro da região a utilizar a moderna ferramenta.

Câmeras – Praia Grande também utiliza as câmeras do Centro Integrado de Comando de Operações Especiais (Cicoe) neste monitoramento. São 28 equipamentos do tipo, direcionados de forma específica para as áreas, algumas delas com a tecnologia OCR (sistema de reconhecimento).