Obras de modernização de vias no Bairro Tupi seguem em nova fase

Trabalhos interditam trecho da Avenida Presidente Kennedy

25/11/2021

Para dar continuidade aos trabalhos de modernização de vias no Bairro Tupi, a Avenida Presidente Kennedy, trecho entre as ruas Tupi e Xavantes, sentido Bairros Mirim-Boqueirão (pista Sul), foi interditada nesta terça-feira (23) e o trânsito desviado temporariamente para a faixa contrária (pista Norte). A titular da Secretaria de Obras Públicas (Seop) Eloisa Ojea explicou que, como na faixa já finalizada, os serviços a serem realizados são pavimentação do leito carroçável com bloquetes intertravados e das calçadas, que receberão pedra São Thomé. “É a última etapa do projeto a ser executada. Esta avenida tem um fluxo de veículos muito grande, por isso finalizamos todo entorno primeiro. Assim podemos concentrar as equipes na via, acelerando a realização dos serviços. Vamos procurar minimizar ao máximo o tempo de execução da obra. Os desvios são necessários e um desconforto temporário, mas as melhorias que a obra trará para comerciantes, pedestres, motoristas e ciclistas compensarão e perdurarão por anos”, disse Eloisa. A previsão é de que a obra seja concluída até o dia 20 de dezembro.

Para os motoristas que dirigem no sentido bairros Boqueirão-Mirim o desvio inicia na Rua Potiguares, acessando a Rua Coroados, retornando à Avenida Presidente Kennedy pela Rua Timbiras. No sentido contrário os motoristas devem estar atentos para o acesso à pista de desvio, à esquerda, na altura da Rua Xavantes.

O projeto de modernização do Bairro Tupi totaliza cerca de 3 km de vias. O investimento total é de R$ 11,7 milhões. Os serviços compreenderam a melhoria no sistema de drenagem, com a substituição da antiga por uma nova rede, ampliada e interligada ao Canal Negro Velho, aumentando a capacidade de captação e condução das águas das chuvas; pavimentação com bloquetes intertravados e/ou asfalto, além da urbanização das calçadas, que receberam pedra São Thomé. Os serviços foram executados nas ruas Tupi, Xavantes, trecho entre as avenidas Pres. Kennedy e Dr. Roberto de Almeida Vinhas (marginal da Via Expressa Sul) e Rua Bororós, trecho entre as ruas Tupi e Xavantes, estando sendo finalizados na Av. Pres. Kennedy.