PG dá início ao Plano Preventivo de Defesa Civil nesta quarta-feira (1º)

Representantes do órgão municipal participaram do lançamento estadual

1/12/2021

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Praia Grande (COMPDEC) inicia nesta quarta-feira (1º) o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) que visa monitorar as áreas com riscos de alagamentos ou deslizamentos na Cidade. O objetivo é prevenir ocorrências que possam causar transtornos à população no período de chuvas mais intensas.

Representantes da coordenadoria estiveram no lançamento do PPDC estadual na manhã desta quarta-feira, na Casa Militar, na Capital.

Na ocasião, o coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Luciano Gomes Souza, afirmou que com o início do PPDC, os trabalhos de monitoramento de áreas mais suscetíveis a alagamentos ou deslizamentos são intensificados pelas equipes.

O Plano tem vigência até dia 31 de março de 2022 e está organizado em quatro níveis: observação, atenção, alerta e alerta máximo. “A partir do primeiro dia, fica decretado o estado de observação, com monitoramento e acompanhamento dos índices pluviométricos e nossas equipes fazem a análise frequente desses dados com o objetivo de determinar ações, caso haja a necessidade”, observa Luciano.

Atualmente, Praia Grande conta com dez pluviômetros e as equipes estão permanentemente fazendo análises e capacitações para o acompanhamento das informações. Além disso, a coordenadoria de Praia Grande conta com o apoio do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) com o monitoramento por câmeras, 24 horas por dia, nas áreas mapeadas como sendo de riscos a deslizamento ou inundações e também nas praias, em virtude de ocorrências relacionadas à ressaca do mar.