Prefeitura promove ação de serviços públicos no Bairro Imperador neste sábado (4)

Evento marca lançamento de projetos de revitalização nos conjuntos Imperador I e II

1/12/2021

Uma grande festa esportiva, cultural e de saúde está sendo preparada pela Prefeitura de Praia Grande para os moradores dos conjuntos habitacionais de Interesse Social do Bairro Imperador. O evento, que acontece no dia 4 de dezembro, das 8hs às 13hs, marca o lançamento dos Projetos “Renovando a Casa e Colorindo a Vida” e “Colorindo Juntos”, parcerias com a ONG Defesa e Cidadania da Mulher (DCM), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), e Tintas Coral, que vão colorir e dar nova vida às fachadas dos prédios dos conjuntos Imperador I e II. A abertura oficial, que terá a presença da prefeita Raquel Chini, acontece a partir das 10 horas, no palco montado na Rua Bijupará. A coordenação das atividades é da Secretaria de Habitação (Sehab).

Após a abertura do evento o palco será ocupado pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), que promoverá atividades culturais e artísticas, com Banda local, teatro e doação de livros. E a diversão continua na área dos brinquedos, que contará com palhaço, algodão doce e pipoca para as crianças. Funcionará na Rua Paru. E para quem quiser atividades físicas, no campo de futebol do bairro, localizado na R. Bijupará com R. Pargo Rosa, a Secretaria de Esportes e Lazer (Seel) irá coordenar diversas atividades.

Promovidas pela Secretaria de Educação (Seduc), diversas ações socioeducativas esperam os participantes. São elas: pintura facial; esculturas em balões; doação de livros, contação de história e brincadeiras diversas. Também haverá orientação sobre Nutrição e o pessoal da Central de vagas esclarecerá sobre matrículas e transporte escolar, entre outras ações pertinentes a educação.

Na área de saúde serão realizadas diversas ações, como orientações gerais e bucal, aferição de pressão arterial, cadastramento de moradores na Usafa Melvi e emissão de cartão SUS (Sistema Único de Saúde). As ações serão coordenadas pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e contará com uma equipe completa, composta por médico, dentista, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e a equipe do Programa Consultório na Rua.

Será disponibilizada ainda aplicação de vacina contra a covid-19 e, em alusão à Campanha Fique Sabendo, servidores distribuirão preservativos, materiais informativos e orientações sobre AIDS e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Para quem busca uma oportunidade de trabalho, a Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) estará apresentando e inscrevendo os interessados em cursos de capacitação e encaminhando para cadastramento no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Já a Subsecretaria de Ações da Cidadania, em parceria com o salão de cabeleireiro Clube do Corte, da Vila São Jorge, promoverá corte de cabelo gratuito das 9h às 11h. Além disso, o setor fornecerá orientação jurídica com advogado da Casa dos Conselhos. Funcionários da Cidadania também estarão à disposição no local para fornecer informações sobre a solicitação de serviços municipais.

As instituições DCM e APAE realizarão orientações pertinentes aos seus serviços. A APAE também fará inscrições para novos alunos. O atendimento acontece no estande das entidades, localizado na Rua Pargo Rosa.

Equipes da Secretaria de assuntos de Segurança Pública (Seasp), dos setores Canil, GAPE e Defesa Civil estarão presentes e farão a segurança do evento. Para evitar o comércio irregular durante as atividades, fiscais da Secretaria de Urbanismo (Seurb) estarão trabalhando no local. Já a Secretaria de Trânsito (Setran), coordenará o fechamento das vias envolvidas no evento e auxiliará na orientação aos motoristas.