Praia Grande quer implantar sistema que facilite licenciamento de obras

Seplan e Seurb realizam consultoria com o Sebrae para desenvolvimento do projeto

7/12/2021

A Prefeitura de Praia Grande está se preparando para implantação de um sistema novo que simplifique o licenciamento de obras e edificações no Município. As Secretarias de Planejamento (Seplan) e Urbanismo (Seurb) vêm se capacitando há algumas semanas através de Oficina realizada por um consultor técnico do Sebrae-SP.

A intenção da Administração praia-grandense é agilizar a prestação do serviço público relacionado a liberação de obras particulares. Atualmente, o trabalho é feito de forma manual, através de processo físico, na Seurb, o que torna o atendimento mais moroso.

Os encontros de consultorias com o Sebrae resultarão em um dos passos para o plano de ação de melhoria do processo de licenciamento de obras na Cidade. Os representantes das pastas municipais participam das oficinas para atualizar o município visando aperfeiçoar os procedimentos de atendimento ao cidadão.

Durante os encontros, o consultor do Sebrae, Albano Soares, vem apresentado os materiais desenvolvidos pela entidade e, a pedido da municipalidade, exemplos de cidades que já utilizam um sistema digital para o trabalho e suas experiências, como Fortaleza e Maringá. Nesta quinta-feira (9), inclusive, técnicos municipais realizarão uma reunião virtual para conhecer o sistema de licenciamento de obras de Maringá, no Paraná.

De acordo com o secretário de Urbanismo, Luis Fernando Félix de Paula, a Prefeitura quer inovar com um serviço ágil e simplificado, mas responsável. “A Administração de Praia Grande está trabalhando para simplificar o atendimento ao contribuinte. Identificamos os principais gargalos relativos à legislação urbanística e vamos buscar solução com a modernização. A intenção é ampliar as possibilidades, diminuir as limitações, focar na digitalização e desburocratização do serviço, mas tudo com muita segurança, responsabilidade e transparência”.

Representante da Secretaria de Planejamento, a diretora de Divisão de Planejamento Urbano, Josie Hollanda, destacou que a meta da Cidade é aprimorar o atendimento e com isso, dar celeridade aos processos de licenciamento de obras. “O Município de Praia Grande cresce a cada dia e a construção civil é uma das molas propulsoras da economia, logo, o setor merece um sistema que agilize a resposta aos munícipes”.