Semana Raízes, Fé e Axé tem início nesta quarta (8) em Praia Grande

Programação é gratuita e oferece diversas atividades culturais

7/12/2021

Nesta quarta-feira (8), a Prefeitura de Praia Grande dá início a Semana "Raízes, Fé e Axé", evento alusivo aos Festejos de Iemanjá, e elaborado em consenso com as Federações participantes nos tradicionais Festejos. As atividades acontecem de 8 a 11 de dezembro, no Palácio das Artes e no Portinho, com entrada gratuita.

Em parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Federações e Associações de religiões de matrizes africanas participantes dos Festejos, a programação terá uma exposição no Museu da Cidade, palestras, painéis e apresentações musicais, com objetivo de valorizar e difundir a cultura afro-brasileira, fortalecer os tradicionais Festejos de Iemanjá, promover o reconhecimento do valor cultural das religiões de matrizes africanas, além de combater a intolerância religiosa e promover a cultura de paz.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, a não realização dos Festejos nos moldes tradicionais favoreceu a criação de um novo evento por diversos fatores. “Os Festejos de Iemanjá têm seus prazos legais iniciados normalmente em agosto com a publicação da portaria. Naquele momento não tínhamos qualquer segurança aos fiéis e simpatizantes para uma festa segura. A vacinação ainda não estava avançada em nosso país e a variante Delta tinha amplo crescimento".

Petiz explica que as próprias Federações, Associações e terreiros participantes, em sua ampla maioria, estavam com suas atividades suspensas e alguns presidentes, inclusive, vieram a óbito por complicações relativas ao Covid-19. "Sendo assim, fizemos reuniões com eles e preferimos cancelar a Festa, programando atividades culturais com público controlado e todas as recomendações sanitárias necessárias".

Confira a programação da Semana "Raízes, Fé e Axé" de Praia Grande:

08/12: Palácio das Artes
19h30: Abertura da Exposição O Sagrado Feminino
20h15: Dança, Ritmo, Cores e Movimento: Iemanjá Espelho do Mundo
20h30: Palestra As Faces da Grande Mãe
21h30: Apresentação Grupo de Afoxé Filhos do Cacique

09/12: Palácio das Artes
19 horas: Dança Encantos de Iemanjá
19h20: Fórum Inter-religioso: Para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crenças
19h30: Painel Intolerância Religiosa: Quebrando Barreiras e Construindo a Paz
21 horas: Dança Brilhos de Oxum

10/12: Palácio das Artes
20 horas: Música Banda Barro Vermelho
20h15: Palestra: Africanidade Brasileira
21h15: Palestra: De Exu a Oxalá, Todos Cantam em uma Só Voz
21h30: Dança e Canto: Axé Zaze Loiá

Dia 11/12: Portinho
das 11 às 18 horas: Feira de Artesanato
13 e 15 horas: Música no Parque
16 horas: Curimba Jovem
16h30: Música no Parque
Palácio das Artes
19 horas: Encontro das Tradicionais Federações dos Festejos de Iemanjá

O Palácio das Artes fica na Av. Pres. Costa e Silva, 1.600. Já o Portinho está localizado na Rua Paulo Sérgio Garcia, sem número, Sítio do Campo.