Fiscalização de fretamento turístico irregular aborda mais de 280 veículos em PG

Ação segue até o fim da temporada e 31 veículos apresentaram irregularidades em 15 dias de trabalho

15/12/2021

Para evitar irregularidades e fomentar o comércio local, coibindo o chamado “turismo de um dia” ou o fretamento desordenado de passageiros, a Secretaria de Transportes (Setransp) está intensificando a fiscalização de entrada irregular de ônibus, micro-ônibus e vans turísticas na Cidade. Desde o início dos trabalhos, chamados de Operação Hermes, em 1º de dezembro, mais de 280 veículos foram abordados. Destes, 31 apresentaram irregularidades. A previsão é que a ação siga ao longo de toda temporada de verão.

Durante a operação, são realizadas blitze com equipes dos setores municipais de Transportes, Trânsito, Urbanismo e Segurança, com apoio das Polícias Militar e Rodoviária e a Artesp, nos principais pontos de entrada da Cidade. A novidade deste ano é que a ação passou a contar com o auxílio do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que irá monitorar através das câmeras municipais a entrada destes tipos de veículos através da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega e da Avenida Ayrton Senna.

Dos mais de 280 veículos abordados, 170 foram fiscalizados somente no último final de semana, em parceria com a Operação Iemanjá, coordenada pela Secretaria de Assuntos de Segurança Pública. O trabalho foi focado na orla da praia, fiscalizando veículos e eventos relacionados aos festejos de Iemanjá, que costumam ocorrer no mês de dezembro.

No Município, a entrada de veículos de fretamento turístico é permitida somente para quem possui estadia comprovada em estabelecimentos hoteleiros e similares. A autorização só pode ser solicitada pelo próprio estabelecimento hoteleiro e o pedido deve ser feito com, no mínimo, três dias úteis de antecedência. As autorizações somente serão concedidas a pessoas jurídicas dotadas de estacionamento próprio ou indicação de estacionamento previamente autorizado pela Prefeitura.

Durante a Operação Hermes, os fiscais realizarão ações todos os dias da semana, em horários não divulgados. Diariamente as informações dos veículos autorizados a entrar na Cidade serão fornecidas ao Cicoe, que intensificará o monitoramento em tempo real através dos sistemas analíticos e de OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Ótico de Caracteres) das placas e modelos dos veículos. A intenção é que todos os ônibus, micro-ônibus e vans turísticas sejam abordados durante a operação e caso seja constatada a irregularidade, ficarão sujeitos às sanções legais. Paralelamente a isso, a Operação Hermes contará ainda com fiscalizações em estacionamentos da Cidade, que devem estar seguindo as normas exigidas.

De acordo com o secretário de Transporte de Praia Grande, Leandro Avelino, responsável pela coordenação da ação, a Operação Hermes não tem prazo para ser finalizada. “Seguiremos, pelo menos, ao longo de toda a temporada de verão. Como Praia Grande é um dos principais destinos turísticos no País, essa organização é muito importante para que não haja transtornos nem para os visitantes, nem para os moradores”.