Subjuve tem ano promissor para os jovens de Praia Grande

Balanço anual da Subsecretaria reúne o cumprimento de metas de 2021

30/12/2021

Os jovens praia-grandenses tiveram ótimas oportunidades ao longo de 2021 graças às ações da Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) de Praia Grande. O balanço anual da Subsecretaria reúne uma série de atividades desenvolvidas ao longo do ano a fim de trazer mais educação, conhecimento, diversão e diálogo para os jovens. O norte percorrido continua sendo a juventude como presente e não futuro, ou seja, os jovens precisam ser ouvidos hoje para mudar o amanhã!

Dentre as iniciativas para o cumprimento das metas do plano de governo da prefeita Raquel Chini, a Subjuve começou o ano acompanhando a reforma das cinco pistas de esportes radicais, localizadas nos bairros Ocian, Samambaia, Quietude, Aviação e Boqueirão, que atendem diversas modalidades esportivas.

Um dos eventos mais esperados pelos estudantes voltou a acontecer este ano na Cidade: a Feira do Estudante de Praia Grande que, devido à pandemia, ocorreu de forma online, com vídeos disponibilizados no canal da Prefeitura de Praia Grande no Youtube e nas redes sociais. A Feira é apontada como a maior na Região focada na educação, orientação, capacitação e direcionamento profissional do público jovem. O evento oportuniza o conhecimento de diversos cursos das instituições educacionais, tanto no âmbito universitário quanto no campo do ensino técnico e de cursos de idiomas.

A cultura também foi destaque neste ano de gestão, com a Mostra de Danças Urbanas de Praia Grande. A Mostra tem o objetivo de difundir e fomentar a dança urbana, gerar intercâmbio entre dança e cultura, e ampliar a visão sobre o que é a dança urbana. O evento também é desenvolvido para gerar interatividades entre os jovens, apresentando a dança como uma parte do protagonismo jovem. Entre as atividades, destaque para exposições de telas em grafite, batalha de allstyle, DJ, aulão de dança e apresentações de grupos da Região.

Com abertura para dialogar com os jovens, o Colóquio da Juventude também agitou PG com o tema “Perspectivas pós-pandemia - que mundo você quer?”. Na ocasião, membros de grêmios estudantis, movimentos culturais e esportivos da Região debateram acerca do mundo que desejam, suas perspectivas e sonhos, e puderam conferir palestras enriquecedoras. Como resultado dos debates, a Subsecretaria colheu inúmeras propostas que serão analisadas na intenção de melhorar as políticas públicas para a juventude.

Projetos – Neste ano, a Subsecretaria também trabalhou ativamente coordenando diversos projetos e programas com grande impacto social para os jovens e crianças de Praia Grande. É o caso do programa Crescer com Proteção, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que visa proteger crianças e adolescentes do Litoral Sul e do Vale do Ribeira contra todas as formas de violência.

Também em parceria com o Unicef, a Subsecretaria trabalhou ativamente coordenando a implementação do programa Busca Ativa Escolar no Município, que tem como objetivo apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, Praia Grande passará a ter dados mais concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

A Subsecretaria também atuou na coordenação do Programa Coalizão em parceria com a ONG CADCA (Coalizões Comunitárias Antidrogas da América). O Programa tem o objetivo de criar programas de combate e prevenção às drogas no Município, e Praia Grande marcou presença com recorde de participação logo no primeiro dia de capacitação, com 15 participantes.

Além destes projetos, a Subjuve também agiu na coordenação do Plano Municipal da Primeira Infância do Município; e na elaboração, em parceria com a Subsecretaria de Educação (Seduc), de um sistema digital para facilitar o importante trabalho dos Coselheiros Tutelares.

Para o próximo ano, os projetos também já estão em andamento, como a elaboração do programa Escola do Trabalho, que iniciará no próximo período letivo. Trata-se de uma orientação profissional e de carreira, que tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho. A metodologia consiste na formação de grupos de desempregados a partir dos 15 anos de idade, para troca de experiências. Durante 10 encontros, serão passadas orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego. Os participantes também serão incentivados a conhecerem a si mesmos, suas habilidades e competências, e estabelecerem metas de trabalho e de vida para que tenham sucesso e uma colocação no mercado de trabalho.

Para o subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, o ano teve um saldo positivo e demonstrou que o trabalho em equipe fez toda a diferença. “Trabalhamos em sinergia com outras secretarias para proporcionar o melhor aos nossos jovens e crianças. O cumprimento das metas do plano de governo demonstra que estamos no caminho certo, sempre trabalhando em prol de políticas públicas que melhorem o presente e o futuro da nossa população jovem”, afirmou.