Prefeitura e Sabesp promovem palestra sobre o uso consciente da rede de esgoto

Primeiro evento será realizado dia 09/02 na Escola Wilson Guedes, no Bairro Samambaia

25/1/2022

A população de Praia Grande está sendo convidada a participar da palestra da Sabesp sobre o uso correto da rede de esgoto, que será realizado na quarta-feira, dia 09 de fevereiro, a partir das 19h, na Escola Municipal Dr. Wilson Guedes (Rua Corretor Manoel Rodrigues Procópio do Vale, 195, Bairro Samambaia), com entrada gratuita. O evento é realizado por meio de parceria entre a Prefeitura, através Secretaria de Planejamento, e Sabesp, e tem como objetivo orientar a população do Município sobre a questão ambiental, alertando sobre o uso consciente de água e o quanto o descarte incorreto de lixo nas tubulações de esgoto causa danos e prejudica o meio ambiente.

A palestra intitulada “Uso correto da rede de esgoto”, vai apresentar o sistema de esgotamento sanitário de Praia Grande, com os principais problemas encontrados e as causas identificadas. Uma curiosidade é que a Sabesp retirou, ao longo de 2020, 2,1 toneladas de detritos sólidos e 2,4 toneladas de areia em gradeamento e peneiras das 310 unidades de bombeamento e 18 estações para tratamento dos esgotos coletados nas nove cidades da Baixada Santista.

Outros temas destacados na palestra, serão: não jogar óleo de cozinha na rede de esgoto, conexões irregulares e outros problemas que podem ser evitados com conscientização da população. Embora o Município possua boa infraestrutura na rede de esgotamento sanitário, muitos moradores precisam reconhecer a importância da destinação do esgoto para o sistema de tratamento, já que isso pode impactar drasticamente o meio ambiente, contaminando o solo e as praias.

De acordo com a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, a Prefeitura fiscaliza o cumprimento do Contrato de Prestação de Serviços, com a Sabesp. Atualmente, Praia Grande possui uma cobertura de 100% no abastecimento de água e 82,5% no esgotamento sanitário. “Ao longo dos anos, a Sabesp vem aumentando sua cobertura, focando na universalização do saneamento, favorecendo a preservação ambiental e essas palestras ajudem nesse importante quesito, que é a conscientização da população”.