Cidadania orienta representantes de bairro para abertura de associação

Moradores do Sítio do Campo deram o primeiro passo para a criação de nova entidade

Por Maria Souza | 9/2/2022

Moradores do bairro Sítio do Campo visitaram a Subsecretaria de Ações e Cidadania na manhã desta quarta-feira (09) e manifestaram a vontade de criação de uma nova Associação de bairro. Servidores do setor prestaram esclarecimentos sobre a documentação necessária e se colocaram à disposição do grupo para acompanhar todo o processo de regularização.

A Cidadania é a pasta da Prefeitura de Praia Grande que está atenta as demandas dos bairros e realiza um trabalho de apoio e suporte a associações, ONGs e instituições religiosas, em assuntos relacionados à administração municipal. Além de estar de portas abertas para reuniões de orientações como esta, servidores do setor visitam as organizações para auxiliá-las com suporte sobre assuntos diversos, incluindo regularização de espaços, informações sobre serviços de fundação, documentação, alvará de funcionamento e outros.

Conforme o subsecretário de Ações e Cidadania, Claudino Pacheco Filho, o Tico, a reunião foi produtiva e a Cidadania teve a oportunidade de esclarecer diversos assuntos ao grupo que pretende formar a diretoria da nova Associação. “Atualmente, Praia Grande possui registradas 52 associações de bairro e esse número está crescendo. A principal missão da Cidadania é aproximar os munícipes da Administração, por isso, o setor está sempre atento, ouvindo demandas dos moradores e lideranças de todos os bairros da Cidade. Estamos aqui para dar esse suporte aos representantes. Esclarecemos questões como quais as funções de uma associação de bairro, dúvidas de documentação, regulamento, formação da diretoria, etc. Uma associação representa a união dos moradores na missão de cuidar do bairro. Com a formação, ao invés de resolver problemas individuais, a entidade vai buscar soluções coletivas, em benefício de todos os moradores”.

O morador e comerciante do bairro Sítio do Campo, Marcio Pedro da Silva, destacou: “Queremos entender o que precisa ser feito. Com a associação, teremos mais conhecimento técnico para buscar suporte com órgãos públicos. Agradeço a ajuda da Cidadania nesse trabalho de orientar as entidades e unir a sociedade”.

Também comerciante e morador do bairro há mais de 40 anos, Ciro Barreto, afirmou: “A reunião foi ótima, viemos para entender o processo, conhecer o passo a passo e vamos dar andamento. Com a associação, vamos criar projetos, buscar apoio dos comerciantes e de empresários locais em benefícios do Bairro e em casos de situações comuns, de reparos, zeladoria e outras questões desse tipo, a Cidadania vai continuar nos auxiliando, só que agora como associação.

Reunião - Participaram do encontro, o subsecretário Claudino Pacheco Filho (Tico), e os demais servidores da Cidadania, Maria Aparecida Corbaneze, Romero Nunes da Costa e Carlos Alberto Carneiro, além dos moradores do bairro Sítio do Campo, Ciro Barreto, Marcio Pedro da Silva e Lucas Marcel de Oliveira Alcântara.