Mais de 2.300 m³ de RCC foram apreendidos pela SEMA em 2021

Quantidade de resíduos retirados equivale a 150 carretas carregadas

Por Aline Mota | 4/3/2022

O setor de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande (SEMA) apreendeu 2.340m³ de Resíduos da Construção Civil (RCC) que foram descartados de forma indevida e que possivelmente seriam usados de forma irregular no Município. Essa quantidade de resíduos equivale a 150 caminhões trucks carregados.

Na maioria das vezes, esses resíduos são usados em áreas de invasão e áreas de preservação ambiental, onde são descartados e usados como base para levantar futuras construções clandestinas, não só em áreas particulares como em áreas públicas também.

Para realizar este tipo de ação, a SEMA conta com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), do Grupamento Ambiental, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), e de outras pastas municipais.

A Secretaria de Meio Ambiente orienta que os munícipes criem o hábito de denunciar esse tipo de ação sempre que flagrarem o descarte de RCC. A denúncia pode ser realizada através da ouvidoria municipal e pelo canal de denúncia de descartes irregulares, no telefone 153.

Além das rondas que são realizadas com frequência pela equipe de fiscalização, é muito importante o ato de denunciar, pois colabora para que esse tipo de atividade seja controlada ainda mais.