PG inicia 14ª Semana da Mulher, com parceria da ONG DCM

Atrações seguem até o dia 14, com eventos variados em homenagem a elas

Por Luciano Agemiro | 7/3/2022

Começaram nesta segunda-feira (7) os eventos em homenagem às mulheres, na 14ª Semana da Mulher de Praia Grande. O evento é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social (seas), Fundo Social de Solidariedade e a Ong Defesa e Cidadania da Mulher (DCM). A abertura foi no Conviver Ocian, com homenagens emocionantes a mulheres especiais da Cidade.

Uma das homenageadas foi a maestrina do coral do Conviver Ocian, Nívea Cordoni Pelloto, que durante muitos anos ensaiou o grupo. As músicas preferidas de Nívea foram tocadas, o que levou muita gente a se emocionar, incluindo os filhos, Viviane e Marcelo Cordoni, presentes no evento. “Minha mãe adorava cuidar do coral. Ela planejava as apresentações, organizava roupas, músicas, carona para o ensaio, fazia de tudo, era uma mãezona”, contou Viviane.

“Ela já juntou latinhas para ajudar a pagar os custos das cópias de músicas, partituras. Gostava de participar de todos os assuntos ligados ao coral”, lembrou o filho.
Nívea faleceu aos 82 anos, em 2020, na pandemia do coronavírus.

A aposentada, Raquel Negreiros, de 64 anos, lamentou por esse dia ser comemorado apenas uma vez por ano. “Nós mulheres temos jornadas acumuladas de serviços. Precisamos trabalhar em casa, fora de casa e não deixamos de ser mães, esposas, tudo isso ao mesmo tempo. Precisamos ser reconhecidas por isso”.

A diretora da Ong DCM, Ana Silvia Passberg de Amorim, destacou que este dia da mulher deve ser usado para reflexão sobre a atual situação. “Não temos muito o que comemorar neste momento, na atual realidade que o mundo enfrenta. A pandemia trouxe violência para muitas de nós, dentro de casa, a guerra está matando e deixando muitas sozinhas no mundo”.

A representante da Seas, Jô Luna, destacou a força das mulheres em momentos importantes. “Somos guerreiras, somos fortes. A história mostra que mulheres fizeram a diferença em momentos decisivos. Esta homenagem é muito importante para destacar nosso valor”.

Serviços – Quem foi ao local ainda pode contar com os serviços disponibilizados pelos parceiros do evento, como aferição de temperatura e massagem relaxante. Também foram distribuídas rosas às mulheres e outros brindes.

Na terça-feira (8) as atrações da 14ª Semana da Mulher de Praia Grande serão no Conviver Solemar, às 10h. Lá terá desfile de roupas femininas, presença de nutricionista, advogado, psicóloga e muito mais. O Conviver do Bairro Solemar fica na Avenida Presidente Kennedy, esquina com a Rua Ademar de Barros.

Na quarta-feira (9), às 14h, as ações acontecem no Camp-PG, no Bairro Sítio do Campo. Lá terá uma palestra com o tema “Vivendo ou Convivendo com Violência, Álcool e Drogas”. O endereço é Rua Teodósio de Augustinis, nº 122.

Para saber mais da programação da 14ª Semana da Mulher de Praia Grande acesse o perfil da Ong DCm no Facebook.