Vias marginais à Expressa Sul recebem corte de mato

Equipes estão atualmente realizando manutenções na altura do Bairro Quietude

Por Jaqueline de Marco | 10/3/2022

As equipes que estão realizando a limpeza das vias marginais da Expressa Sul, as Avenidas Ministro Marcos Freire e Dr Roberto de Almeida Vinhas, estão atualmente na altura do Bairro Quietude. Dentre as ações realizadas está corte de mato, com apoio de maquinários como roçadeiras manuais e elétricas, pequenos tratores cortadores de grama e caminhões. Os trabalhos no trecho devem ser finalizados nos próximos dias.

Os trabalhos estão sendo coordenados pelas Divisões de Limpeza Urbana (Regional 1) e de Manutenção (Regional 2). E os serviços são essencialmente realizados em período de expediente normal, estendendo para o período noturno e nos finais de semana dependendo do andamento das ações.

Além da ação concentrada nas marginais da Via Expressa, o trabalho de corte de mato e limpeza em geral continua sendo realizado constantemente em toda a Cidade e além da rotina diária de serviços a Sesurb ainda conta com mutirões de limpeza dos Bairros, onde as equipes concentram e intensificam por um período as ações de manutenções públicas em geral, como recolha de itens inservíveis das vias, varrição, raspagem de areia da sarjeta e o próprio corte de mato.

Atualmente, os trabalhos de mutirão estão concentrados no Glória e Real e todos os bairros de Praia Grande são atendidos, aproximadamente, duas vezes ao ano com essa intensificação da limpeza. Vale destacar que com relação ao mato, a Prefeitura tem capacidade técnica de fazer o corte completo nessas duas vezes ao ano, porém nas principais vias o corte é feito a cada 15 dias.

A aplicação do herbicida (chamado popularmente de mata-mato), que auxiliava muito com o retardamento do crescimento do mato, não está podendo mais ser realizada, não somente em Praia Grande, mas também em diversos locais do País.

A secretária de Serviços Urbanos de Praia Grande, Soraia Milan, destaca que é essencial que toda a população esteja ciente sobre a sua responsabilidade em manter suas calçadas dentro das normas técnicas, o que inclui também a limpeza da mesma. “Por lei, a conservação da calçada é obrigação do proprietário, cabendo à Prefeitura somente a responsabilidade sobre as calçadas públicas feitas pela própria Administração Municipal, como das de piso intertravado, de pedras, entre outros”.