14ª Semana da mulher é encerrada no Cafe Vila Sônia

Evento de valorização da mulher evidenciou histórias de luta e superação

15/3/2022

Colaboração de Naihara Carvalho

A Prefeitura de Praia Grande em conjunto com a ONG Defesa e Cidadania da Mulher (DCM), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Codim) e Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizou entre os dias 07 e 14 de março a 14ª Semana da Mulher, com o tema “Todas Por Maria”.

O evento apresentou dança cigana, coral, música ao vivo, dicas de alimentação saudável, cortes de cabelo, comes, bebes e contou com mulheres empoderadas, felizes e praticantes da autoapreciação.

A dona de casa Kátia de Andrade Virginiano, de 56 anos, conheceu o Cafe através da filha que faz crochê no local. Foi a sua primeira vez em uma celebração para mulheres. Estava muito feliz e empolgada com a oportunidade de realizar um corte de cabelo e declarou. “Incentivar a gostar primeiro de você é muito bom. Um simples corte de cabelo aumenta a autoestima e pode mudar uma vida. O evento está maravilhoso e as pessoas são incríveis”.

Esbanjando empatia, uma poetisa declamou sobre a beleza e a força das mulheres, junto a homenagem para a maestrina Nivia Cordoni Pelloto que ensaiava o coral do conviver Ocian e faleceu durante a pandemia.

A diretora da ONG DCM, Ana Silvia Passberg de Amorim, destacou o trabalho realizado nas unidades sociais, com mulheres que muitas vezes estão em situações de vulnerabilidade, e nestes locais encontram acolhimento e descobrem novas possibilidades. “Certa vez fui abordada por uma moça que me agradeceu. Ela contou que levou a mãe, vítima de relacionamento abusivo, ao Cafe e depois de conhecer o espaço, separou, está estudando e feliz”.

No evento de encerramento, a presidente do FSS, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, declarou sua satisfação em ver tantas mulheres incríveis, reunidas, no momento que marca a retomada das atividades pós-pandemia. “Este é o resultado de muito trabalho e dedicação para celebrar a vida, as histórias e a garra das mulheres”.

O Cafe Vila Sonia está na Rua João Andrade de Jesus s/nº. Para mais informações sobre os cursos basta ligar para (13) 3496-5066.