Redução de mortes no trânsito e financiamento do transporte são assuntos abordados em evento

Praia Grande participou do Acesso Cidades, que contou com ações de 22 a 25 de março

Por Jaqueline de Marco | 25/3/2022

Com eventos que permitiram a troca de informações e experiências de diversos locais do Brasil e do Mundo ligadas à mobilidade urbana, trânsito e transportes, foram realizados entre os dias 22 e 25 de março diversos encontros dentro do Projeto Acesso Cidades, em Curitiba, Paraná. Representando Praia Grande, esteve presente o secretário municipal de Transportes, Leandro Avelino. Dentre as principais discussões e debates da programação, estavam o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos.

A programação completa incluiu: visitas técnicas, reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana; Smart City Curitiba, side events e Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos. Os painéis e debates contaram com temas como Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, Descarbonização do transporte público, Gestão do transporte metropolitano, entre outros.

O secretário de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, destacou que dentre as importantes ações e resultados dos eventos está a adesão de parceria do Fórum Nacional com o Senatran, através do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. “Além disso, achei muito proveitoso conhecer um pouco mais do sistema de transporte metropolitano na Europa, com os relatos de profissionais de Barcelona, na Espanha, e Parma, na Itália, que estavam presentes no Fórum. São experiências valiosíssimas, que só vêm a somar para conseguirmos elaborar boas ações de acordo com a nossa realidade”.

Além disso, outro foco dos eventos foi discutir e opinar sobre projetos de lei, normas e outros dispositivos legais ligados ao tema. “Durante o evento, inclusive, foi anunciado que a votação no plenário da Câmara dos Deputados da lei do PNAMI, que se refere ao futuro subsídio federal pela gratuidade no transporte aos maiores de 65 anos, será na primeira semana de abril”, concluiu Leandro.

O evento foi organizado pelo Acesso Cidades e, no total, contou com atividades conjuntas da Frente Nacional de Prefeitos, Smart City Expo, Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e Fondos de Cooperación y Solidaridad.