Diretores e agentes escolares participam de capacitação voltada ao Censo Escolar

Equipe da Central de vagas reforçou a importância de diversos procedimentos internos

Por Beatriz Boturão | 5/4/2022

Nesta terça-feira (05), diretores e agentes administrativos de escolas municipais de Praia Grande iniciaram uma importante capacitação para se especializarem em diversos procedimentos relacionados à Central de Vagas e para o preenchimento do Censo Escolar.

Na oportunidade, a Equipe da Divisão/Seção de Central de Vagas reforçou os procedimentos referentes às inscrições, matrículas e rematrículas de alunos, assim como transferências nas unidades escolares.

Também foi sinalizada a importância do preenchimento adequado das informações educacionais da unidade escolar, uma vez que essa prática interfere diretamente na coleta dos dados censitários, ou seja, nos dados do Censo Escolar que são enviados ao Governo Federal.

Realizado anualmente, o Censo tem como objetivo coletar informações referentes à educação municipal junto às escolas da rede, como a quantidade de professores e alunos matriculados, entre outros dados relacionados à rotina escolar.

Em Praia Grande, a Central de Vagas é a principal ferramenta para unificar estas e muitas outras informações que compõe o Censo. Por meio desse trabalho, é possível, além de coletar os dados junto às unidades, acompanhar o andamento da educação municipal e ainda auxiliar a rede sempre que necessário.

Esta capacitação foi uma das etapas iniciais do Censo. Agora, a Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande iniciará a execução do cronograma estabelecido pelos Governos Federal e Estadual para a migração dos dados do Censo Escolar do Sistema Municipal de Ensino, visando o envio correto das informações.

Segundo a Diretora do Departamento de Legislação e Planejamento Educacional, Thaloa Ramos, essa capacitação, que ocorrerá até quarta-feira (06), é de suma importância no resultado do Censo e na administração da educação municipal. “Ao instruirmos corretamente os agentes dentro da escola, temos acesso a todas as informações necessárias para preenchermos o Censo e elaborarmos um bom planejamento para a rede”, afirmou.

Seduc de Praia Grande é referência - No dia 23 de março deste ano, Praia Grande foi anfitriã da reunião técnica anual da educação, promovida pelo Governo do Estado. Na oportunidade, compartilhou como realiza a coleta de informações para o Censo, esclarecendo como a Central de Vagas auxilia nesse trabalho e como é um importante elo junto às escolas municipais.