EM Professora Esmeralda desenvolve projeto de vida saudável para os alunos

Projeto “Meu Mundo Saudável” trabalha hábitos que influenciam na qualidade de vida

Por Beatriz Boturão | 7/4/2022

Mais saúde e qualidade de vida são os principais objetivos da EM Professora Esmeralda com o Projeto Meu Mundo Saudável. Trabalhada na escola com alunos do berçário até o 1º ano, a iniciativa visa proporcionar, através de brincadeiras e atividades dentro e fora da sala de aula, diversas experiências que estimulem hábitos saudáveis para as crianças.
O projeto engloba diversas vertentes que, juntas, interferem diretamente em nossa saúde, como uma alimentação saudável, higiene bucal e corporal, a prática de atividade física e até mesmo a preservação do meio ambiente.

Até o mês de novembro, o projeto terá várias fases, começando pela importância de conhecermos os alimentos e como eles afetam nosso organismo. Em seguida, serão abordados a preservação do meio ambiente, como plantar alimentos saudáveis e a importância de preservar nosso solo. Também serão confeccionados brinquedos recicláveis para reaproveitar os objetos que seriam jogados no lixo.

Manter o corpo ativo também faz parte desse grupo de atitudes saudáveis, o que vai ser falado durante as aulas de Educação Física. Ao final do projeto, a escola promoverá uma mostra para os pais com todos os trabalhos que as crianças produziram ao longo do ano. Além de todo esse benefício, o projeto também será útil para trabalhar a alfabetização junto aos pequenos, através da leitura, gráficos, arte, pintura, colagem etc.

Segundo a assistente técnico-pedagógico (ATP) da unidade, Angélica Pessoa de Lima Braga, a iniciativa surgiu por conta de uma realidade decorrente da pandemia da covid-19. “Resolvemos fazer todo esse movimento junto aos alunos e pais, porque muitas crianças voltaram para a escola depois do período de isolamento com hábitos não saudáveis, comendo pouco e muitas vezes de forma errada. É uma forma de mudar essa realidade dentro e fora da escola”, afirmou.

Mudanças na alimentação - A Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande está promovendo, ao longo desta semana, uma capacitação voltada a 500 servidores municipais que atuam diretamente com a alimentação escolar, como merendeiras e ajudantes de cozinha.

A iniciativa visa orientá-los sobre a Resolução nº 6, de 08 de maio de 2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, do Ministério da Educação (MEC). A medida inclui algumas mudanças no cardápio das escolas, como a proibição de alimentos com açúcar para alunos de até três anos de idade, a restrição de alimentos ultraprocessados para todas as faixas etárias, entre outras.