Passeio com bicicletas marca Dia do Ciclista em PG

Evento é organizado pelo grupo “Partiu Trilha MTB”, com apoio da Prefeitura

Por Jaqueline de Marco | 18/4/2022

Foto Indisponivel

Amantes do ciclismo encontram em Praia Grande um lugar adequado para utilizar a bicicleta no seu dia a dia de trabalho e lazer, com seus 98,9 km de malha cicloviária. E para comemorar o Dia Mundial do Ciclista, celebrado anualmente em 19 de abril, o grupo de ciclismo praia-grandense “Partiu Trilha MTB” vai realizar um passeio ciclístico ao longo de diversos trechos de ciclovia da cidade. O evento será realizado na terça-feira (19), a partir das 8h30, e a partida está marcada para acontecer na ciclovia da Avenida Irmãos Adorno, no Bairro Sítio do Campo. A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) dará apoio a ação, realizando a escolta durante todo o percurso.

No total, o evento contará com 8,4 km de percurso, passando pelas seguintes ciclovias: Avenida Irmãos Adorno, Viaduto 20, Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas, Avenida São Paulo, Avenida Presidente Castelo Branco, Avenida Marechal Mallet, Avenida Ayrton Senna, Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, Viaduto 22, Avenida Ministro Marcos Freire, retornando para a Avenida Irmãos Adorno.

Ciclovias – Com seus 98,9 km de ciclovias, Praia Grande é a maior malha cicloviária da Baixada Santista e uma das principais em todo o País. A Secretaria Municipal de Trânsito de Praia Grande (Setran) estima que um terço da população possua bicicleta e que a utilize como meio de transporte diário (aproximadamente 100 mil pessoas). No período de alta temporada de verão, fora do período de pandemia, quando Praia Grande é uma das cidades mais visitadas de todo o País, segundo pesquisa do Ministério de Turismo, esse número aumenta ainda mais.

O Município já recebeu cinco vezes o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”. Dois foram concedidos pela própria Associação Brasileira de Ciclistas, em 2007 e 2008, outro pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento “Bicicultura”, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010. Em 2014 pela Associação Brasileira de Ciclistas, Skates, Patins e Cadeirantes, e pela Liga Santista de Ciclismo no 1º Congresso de Mobilidade das Cidades Cicloviárias da Baixada Santista. E em 2016, durante o II Festival da Bicicleta do Litoral Paulista, na cidade de Santos. Na ocasião, a Prefeitura também recebeu a medalha “Cláudio Clarindo 2016”, entregue para técnicos e ativistas na área.