Obras do Pronto-Socorro Central Guilhermina avançam em Praia Grande

Equipamento vai ampliar atendimento de urgência e emergência

Por Aline Gomes | 25/4/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

As obras do futuro Pronto-Socorro Central Guilhermina seguem avançando em Praia Grande. O novo equipamento está sendo implantado no antigo prédio do Cemas (Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais e Sociais), na Avenida Presidente Kennedy. O objetivo é ampliar o atendimento da rede de urgência e emergência do Município.

O prédio está sendo todo remodelado para atender a população com qualidade e conforto. No momento está sendo concluída a instalação da rede elétrica, gases medicinais, lógica (comunicação) e hidráulica. Toda a parte de alvenaria já foi finalizada. Está em andamento a aplicação de revestimentos nas salas e consultórios, além da execução do sistema de pressurização das escadas, para dar maior segurança às pessoas em caso de incêndio. Além disso, está sendo executado por funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) o acesso para os veículos na entrada principal do estabelecimento.

O Pronto-Socorro Central Guilhermina será a porta de entrada do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, atuando de forma integrada, tudo para aprimorar os fluxos e direcionar melhor os atendimentos do hospital para casos mais graves e complexos. O equipamento será gerido pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que também é responsável pelo Hospital.

Atendimento – O Pronto-Socorro Central contará com equipamentos modernos e todos os profissionais necessários para o atendimento de urgência e emergência. A nova unidade atenderá clínica médica, pediatria, traumatologia e ortopedia e contará com a inclusão de leitos de observação de pacientes adulto e infantil, que estarão em andares separados.

Um dos diferenciais do Pronto-Socorro Central será a instalação de uma sala odontológica para atendimentos de urgência. O equipamento contará também com duas salas de cirurgia para pequenos procedimentos ambulatoriais, que contribuirá em diminuir o tempo de espera para esse tipo de cirurgia, que normalmente depende de vagas do Governo do Estado.

No local poderão ser feitos exames de eletrocardiograma, raio-x e tomografia computadorizada, além de coleta de exames laboratoriais. Todos os ambientes terão computadores conectados à rede informatizada da Saúde do Município, ampliando o acesso às informações do paciente e possibilitando uma maior agilidade nos atendimentos.

Estrutura – Uma recepção central com triagem fará o encaminhamento dos pacientes para os andares e áreas específicos, que também contarão com recepções próprias. Tudo para agilizar e direcionar o atendimento corretamente, diminuindo o tempo de espera.

O edifício de quatro andares terá os atendimentos divididos da seguinte forma: além da recepção e da triagem, o térreo será dedicado à estabilização de pacientes de urgência adulto e infantil e atendimento de traumatologia; o primeiro pavimento atenderá o público adulto, com duas salas com leitos de observação, masculina e feminina, consultórios de clínica médica, isolamento, salas de exames; o segundo andar ficará exclusivamente para o público infantil, com leitos de observação, isolamento, consultórios de pediatria e brinquedoteca, além da farmácia central; o terceiro pavimento abrigará duas salas de cirurgias ambulatoriais, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), posto de coleta laboratorial, salas de descompressão e de descanso para os profissionais e refeitório.

Com essa unidade mais ampla e moderna, boa parte da demanda espontânea de urgência e emergência deverá ser atendida no próprio Pronto-Socorro Central. Dessa forma, o Complexo Hospitalar Irmã Dulce poderá se dedicar aos casos que necessitam internação, disponibilizando mais leitos de cirurgia e pós-operatório. O PS Central e o Hospital trabalharão integrados, com apoio da Regulação Municipal, que terá a missão de aprimorar o fluxo de atendimento dos pacientes, encaminhando-os, quando necessário, do Pronto-Socorro Central para o Hospital.