Mais de 1.400 reparos em iluminação pública são realizados por mês em PG

Trabalho é realizado diariamente e população pode solicitar serviços pelo Ligue Luz

Por Jaqueline de Marco | 28/4/2022

Uma boa iluminação, além de trazer mais cor e vida aos ambientes urbanos, ainda tem um importante papel na segurança pública, por isso, a Prefeitura de Praia Grande investe constantemente em melhorias na ampliação e manutenção do sistema. Para se ter uma ideia, de 1 a 27 de abril, foram realizados 1.447 atendimentos na área, em diversos bairros da Cidade; e ao longo de todo o ano de 2021, 16.984 ordens de serviço foram executadas; uma média de 1.400 serviços executados por mês. Os levantamentos de locais que precisam de melhorias são realizados diariamente pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), incluindo estudos de novas instalações, porém a população pode relatar problemas ou pedir melhorias no sistema através do Ligue Luz, que atende pela linha gratuita 0800 778-7272, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

O ligue luz também funciona através de sistema online 24 horas por dia, que pode ser acessado no seguinte endereço: o https://praiagrande.gestoriluminacaopublica.com.br/notificacao.aspx?cliente=1&municipio=2758. Atualmente, o Município conta com mais de 40 mil pontos de iluminação pública, divididos entre as duas concessionárias do serviço CPFL e Elektro. A manutenção e conservação da Iluminação Pública em Logradouros (IPL) é realizada através de empresa terceirizada e engloba todas as ruas e avenidas do Município. Já a manutenção e conservação dos pontos como praças, parques, viadutos e calçadão são realizadas diariamente pela Sesurb.

É importante que, ao informar o ponto com problemas de iluminação, o contribuinte passe o endereço completo, pois somente no último ano, cerca de 8% dos pedidos feitos pela população não foram executados por falta de informações referentes ao endereço. Outro problema encontrado durante a manutenção do sistema é o furto de cabos e equipamentos de energia, o que acaba deixando temporariamente alguns trechos do Município sem luz.

Lâmpadas em LED – Além dos pedidos, a Sesurb deu continuidade ao longo do último ano às melhorias já programadas pelo setor como, por exemplo, a troca de mais de 1.200 lâmpadas antigas de vapor metálico por modelos mais modernos em LED (sigla em inglês para Diodo Emissor de Luz) nas principais vias da Cidade. As trocas de lâmpadas das luminárias urbanas por equipamentos em LED, em substituição às de vapor metálico, de sódio e de mercúrio, também seguem acontecendo em 2022.

Além de melhorar o fluxo luminoso, a mudança ainda proporciona economia nos gastos públicos com o serviço, que pode chegar a até 70%. Entre as demais vantagens da utilização da iluminação LED, estão também ampliação de sua vida útil, custos de manutenção reduzidos, alta eficiência, resistência a impactos e vibrações, além de ser ecologicamente correto.

Entre os locais que já receberam a alteração no sistema de iluminação estão a Pista de Atletismo municipal, estacionamento do Kartódromo, Parque da Cidade, Espaço de Eventos Jair Rodrigues, Paço Municipal, Espaço Piaçabuçu, estacionamento do Cemitério Municipal, área interna do cemitério, Feira Confinada Boqueirão, Praça Carlos Gomes, Área de Lazer Ézio Dall’ Acqua, Feira confinada Sítio do Campo, Feira confinada Canto do Forte, Feira confinada São Jorge, Feira confinada Samambaia, Feira confinada Real, Feira confinada Caiçara, Rotatória A Tribuna e Rotatório Parceria.

Outros equipamentos que estão recebendo as melhorias são os projetores existentes do calçadão da orla. As ações visam ampliar o fluxo luminoso na faixa de areia, unificando também o padrão de iluminação no local. Os projetores existentes do calçadão que ainda contavam com lâmpadas de vapor metálico de 1000W estão sendo trocados por um sistema mais moderno e eficiente, com lâmpadas em LED. Atualmente, diversos trechos entre os Bairros Mirim e Solemar, assim como também parte dos Bairros Canto do Forte e Aviação, já contam com o novo tipo de iluminação. Os demais locais estão recebendo a melhoria, que está sendo coordenada pela Sesurb, e que deve seguir pelas próximas semanas.

Os equipamentos são direcionados para a faixa de areia e complementam as luminárias focadas no calçadão. Todo o trecho, entre o Canto do Forte e Solemar, será revisado e mesmo os locais que já contam com lâmpadas em LED, que precisarem de algum reparo, passarão pelas melhorias que forem necessárias. A intenção da Sesurb é que todos os 22,5 km de orla contem com o novo sistema de iluminação.

A secretária municipal de Serviços Urbanos, Soraia Milan, comentou sobre a eficiência deste tipo de iluminação para os pontos turísticos e equipamentos públicos escolhidos. “Este estilo de iluminação tem alta eficiência, emite luz clara e branca, realçando o ambiente natural do local. Além disso, produz muita luz e pouco calor e sua vida útil é alta. É a escolha perfeita para estes pontos, que costumam receber fluxo de pessoas constantemente".