Praia Grande estuda implantação de Wi-fi em conjuntos habitacionais

Fase de testes do projeto-piloto será implantada até o final do ano

Por Luciano Agemiro | 28/4/2022

Para atender a demanda de acesso à internet para famílias em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Praia Grande está preparando um projeto de instalação de internet Wi-fi nos conjuntos habitacionais do Município. A meta é integrar os moradores que vivem nestes locais aos serviços digitais. Estudos apontam que as classes mais baixas da população tiveram dificuldades em acessar ao Auxílio Emergencial, serviços de Saúde ou estudar durante o período da pandemia.

O projeto será realizado por meio de colaboração entre a Secretaria de Habitação (Sehab) e a Secretaria de Planejamento (Seplan). Inicialmente dois locais devem ser escolhidos para testar o serviço.

Com o acesso à internet, as famílias poderão usar aparelhos móveis para se conectarem a internet e acessar aos sites de benefícios sociais, resultados de exames médicos, cadastramento em programas sociais, acesso às aulas, cursos à distância, informações e muitos outros.

De acordo com a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, a implantação do serviço vai tornar mais justo o acesso aos serviços digitais. “Depois da pandemia, a digitalização de serviços aumentou bastante. Sem dinheiro para comprar pacotes de dados móveis ou contratar um serviço de internet residencial, as pessoas sofrem para conseguir coisas simples como a segunda via de uma conta de água ou luz”.

Segundo o secretário de Habitação de Praia Grande, Anderson Mendes, a ideia é levar acesso à rede mundial de computadores de forma gratuita ao maior número possível de famílias. “Vamos testar a tecnologia de implantação e de acordo com o resultado, vamos ampliar para todos os conjuntos habitacionais”.