EM José Júlio conscientiza alunos e comunidade sobre educação inclusiva

Unidade do Bairro Glória promoveu encontro de acolhimento e caminhada

Por Daniel Elias | 29/4/2022

Conscientizar sobre a necessidade de respeitar as diferenças e inserir os alunos que são público-alvo da Educação Especial. Com este objetivo, a EM José Júlio Martins Baptista, no Bairro Glória, realizou a Semana da Educação Inclusiva. A iniciativa que mobilizou toda a unidade escolar terminou nesta quinta-feira (28), com encontro de acolhimento com os pais dos estudantes de inclusão e caminhada nos arredores da unidade.

O projeto surgiu com objetivo de melhorar a comunicação e proporcionar maior diálogo entre alunos, professores e toda a comunidade, sempre tendo como foco principal o amor ao próximo. A educação inclusiva foi escolhida pela equipe gestora da unidade como tema inicial dos debates pelo aumento no número de estudantes que são público-alvo da educação especial.

“Em todo o momento buscamos mostrar para os demais estudantes que os alunos público-alvo da educação especial precisam ser incluídos, participar ativamente das dinâmicas escolares, mas, principalmente, devem ser respeitados”, explicou a assistente técnico pedagógico (ATP) da unidade, Patrícia Sandes Xavier Gomes.

Como parte das atividades propostas, a EM José Júlio realizou o encontro de acolhimento com os pais dos estudantes de inclusão. Durante o bate-papo, a equipe gestora da unidade abordou questões relativas ao cuidado emocional voltado para os familiares dos alunos. O momento foi promovido com a finalidade de abrir espaço de compartilhamento de experiências e pudessem expor as alegrias e momentos de reflexão.

Logo em seguida, os alunos das turmas de 5º anos e familiares que participaram do encontro de acolhimento fizeram caminhada nos arredores da unidade escolar. Com cartazes e portando balões na cor azul, o grupo teve como objetivo levar essa conscientização aos moradores da comunidade. “Foi uma forma de eles ensinarem o que tinham acabado de aprender”, definiu a ATP da EM José Júlio.

Ao longo dos últimos dias, outras atividades fizeram parte da programação da Semana de Educação Inclusiva da unidade. Entre elas, uma mensagem de conscientização deixada no painel principal da unidade e a apresentação de música que se tornou tema das ações na escola. Outra iniciativa foi a exibição de vídeo para todas as turmas e elaboração de cartazes que abordaram o autismo e outros tipos de deficiência.