Equipe do Nasf se reúne com pedagogas comunitárias para desenvolver projetos em rede

Equipe apresentou trabalho realizado pela Saúde e projetou parcerias com a Educação

Por Aline Gomes | 2/5/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

A equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB) de Praia Grande esteve reunida na última semana com as pedagogas comunitárias na sede da Secretaria de Educação (Seduc) para apresentar o trabalho realizado pelo time multiprofissional da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município. Como parte do programa Integra PG, que visa conectar os diversos serviços pela Prefeitura, foram discutidos novos projetos em conjunto, estabelecendo parcerias que possam fortalecer o trabalho em rede realizado pela Prefeitura em prol das crianças e adolescentes do Município.

O encontro possibilitou que novas pedagogas comunitárias tivessem contato com as possibilidades de conexões com a Sesap para o benefício dos alunos da rede pública de ensino. “Foi uma reunião bem produtiva. Como a Seduc tem muitas novas pedagogas no Município, recebemos o convite para poder, dentro da dinâmica que elas estavam fazendo, falar o que é o Nasf e as ações que já são feitas em conjunto diariamente. Isso é importante porque, atuando como rede, podemos construir inúmeras ações”, destacou a médica e coordenadora do Nasf-AB de Praia Grande, Katia Mara Mendes Ferreira Santos.

Durante o bate-papo, surgiu a necessidade de abordar temáticas relacionadas ao bem-estar físico e mental das crianças e adolescentes no ambiente escolar. Dessa forma, ao término do encontro, foi agendada uma nova data para os profissionais se reunirem para dar início a um planejamento em conjunto para tratar dessas questões nas escolas.

“A partir dessa nova reunião nós vamos construir um caminho onde o Nasf vai matriciar e ajudar dentro das escolas em temas como agressividade e depressão, em parceria com as pedagogas comunitárias”, apontou.

Nasf-AB – Dentro de sua estrutura de serviços prestados, o Nasf se destaca na prevenção à saúde, além de agilizar os atendimentos. A equipe conta com profissionais nas seguintes áreas: pediatria, ginecologia, psicologia, fisioterapia, educação física, assistência social e nutrição. O Nasf atende a partir da rede de Atenção Primária, em conjunto com as Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município.

Integra PG – O Programa Integra PG foi lançado em março deste ano e visa integrar ainda mais os serviços oferecidos pela Prefeitura em diversos âmbitos como saúde, esportes, assistência social, cultura, entre outros, em um único sistema.

A ideia é conectar o atendimento realizado pela Rede de Saúde da Cidade (Usafas, Cemas, CER, Academias da Saúde) com os equipamentos oferecidos pela Secretaria de Assistência Social (Seas), como Conviver, Programa de Integração e Cidadania (PIC), Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe), cursos e projetos disponibilizados pela Seel e pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

Por meio do sistema Olostech, disponibilizado pela Saúde, as secretarias envolvidas poderão abastecer e pesquisar informações ao realizar um atendimento e, através do compartilhamento de dados, facilitar o encaminhamento aos serviços oferecidos no Município. Isso permitirá, por exemplo, que o médico de uma Unidade de Saúde da Família (Usafa) saiba se o paciente tem acesso a algum equipamento do Social ou até mesmo encaminhá-lo para complementar o tratamento, se necessário.