Sete escolas municipais têm representantes no Parlamento Jovem

Na sexta-feira (29), estudantes participaram da primeira capacitação

Por Daniel Elias | 2/5/2022

Vivenciar as funções de um vereador. Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares terão a oportunidade de sentir na pele essa experiência. Os estudantes participam do projeto Parlamento Jovem que será desenvolvido ao longo do ano. Nesta sexta-feira (29), meninos e meninas estiveram na Câmara Municipal assistindo ao primeiro de dois cursos de formação.

Juntando as três redes de ensino, 42 jovens de turmas do 7º ao 9º ano e Ensino Médio participam do Parlamento Jovem, sendo 21 vereadores e 21 suplentes. De cada uma das sete escolas municipais foram designados dois alunos como representantes sendo um por função. Para chegar nas duplas, as unidades realizaram eleições internas com os demais estudantes.

Os primeiros encontros têm por finalidade acolher e capacitar os jovens sobre a rotina de um vereador. Na sexta, os alunos tiveram contato com dois módulos: Política e Democracia e Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). No dia 11 de maio, os estudantes aprendem sobre os temas “Conhecendo Nossa Cidade”, “Políticas Públicas” e “Como Fazer Projeto de Lei”.

Após a formação, no dia 23 de maio ocorre a cerimônia de posse dos 21 vereadores mirins e suplentes. A partir daí, uma vez por mês, os jovens irão à Câmara Municipal para terem uma sessão ordinária realizada integralmente por eles. Nestes momentos, os estudantes terão a oportunidade de apresentar projetos, fazer requerimentos e indicações que serão repassados para a mesa diretora, que avaliará os trabalhos e encaminhará aquelas aprovadas aos setores responsáveis.

De acordo com o líder do projeto Parlamento Jovem, Isaac Santos dos Santos, o Parlamento Jovem ocorre com uma sessão ordinária por mês até outubro. Em novembro, será realizada a cerimônia de encerramento. “Estamos com algumas ações em mente, com o objetivo de, ao fim deste processo, transformar de fato a vida deles”, afirmou.

Representam a rede municipal de ensino alunos das seguintes escolas: Profª Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo (Bairro Esmeralda), Domingos Soares de Oliveira (Ribeirópolis), Sebastião Tavares de Oliveira (Quietude), Antônio Peres Ferreira e Prof. Maria Nilza Silva Romão (Vila Sônia), Profª, Elza Oliveira de Carvalho (Glória) e Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos (Sítio do Campo).