EM Ronaldo Lameira realiza atividades sobre importância da vacina

Peça teatral e Circuito de Habilidades Motoras estão entre ações desenvolvidas

Por Daniel Elias | 2/5/2022

Conscientizar os alunos na prática sobre a importância da vacinação. Esse tem sido um dos focos de trabalho da EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, no Bairro Sítio do Campo, nos primeiros meses de 2022. Os alunos participaram de atividades em sala de aula que culminaram em diferentes ações. Entre elas, uma peça teatral e Circuito Temático de Habilidades Motoras - Não Vacile, Vacine-se!

Na última sexta-feira (29), foi a vez dos alunos do terceiro e quarto anos participarem do Circuito de Habilidades Motoras. Ao todo foram criadas seis estações, onde, em cada uma delas, os pequenos aprendiam na prática sobre a importância de tomar determinada vacina. Divididas em turmas, as crianças participavam de um rodízio e, ao término do tempo, migravam para outra atividade.

“Quando a gente coloca na prática por meio dos jogos aquilo que foi ensinado em sala de aula o aprendizado para o aluno se torna mais fácil e prazeroso”, explicou o professor de educação física, Antônio dos Santos Gomes Filho. “E para alcançar esse objetivo, propusemos atividades como jogar o arco em uma seringa gigante ou o lançamento da bola em um dos alvos. Mas sempre com explicações sobre a doença e o modo de prevenção”.

Para o educador, além de trabalhar a conscientização sobre tomar as vacinas, o circuito mostrou outra realidade. Alguns alunos demonstraram um grau de desempenho e envolvimento maior destas atividades quando comparado com as práticas abordadas na rotina escolar. “Isso evidencia que determinadas atividades se encaixam melhor do que outras para alguns alunos. E que podemos explorar um pouco mais ações como essa”.

Protagonismo – Além do Circuito Temático de Habilidades Motoras - Não Vacile, Vacine-se!, a EM Ronaldo Lameira tem desenvolvido uma série de ações sobre a tema da conscientização da vacina e seus benefícios. O trabalho realizado em sala de aula, despertou o engajamento na turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Ao ponto de eles proporem a elaboração de um teatro para abordar o assunto.

Como a vacinação contra a Covid-19 continua como pauta na sociedade, os jovens utilizaram a temática como enredo. Na peça, eles abordaram a história de uma família em que um dos integrantes contraiu a doença. Isso porque um dos integrantes não usava máscaras e vivia em lugares aglomerados. Após o convencimento da matriarca todos entenderam a importância e toparam tomar a vacina.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Carla Correa Catelli, além de conscientizar os alunos, a mobilização realizada na escola, despertou o espírito de protagonismo nos estudantes. “Partiu deles elaborarem o teatro e organizarem os ensaios. Isso mostra que eles entenderam a mensagem e, da forma que melhor encontraram, buscam repassar a informação dentro e fora da escola”.