Aulas do Programa Meu Emprego - Trabalho em Equipe já começaram em Praia Grande

Curso leva orientação pessoal e de carreira para quem está em busca de emprego

Por Beatriz Boturão | 2/5/2022

Teve início nesta segunda-feira (02), a primeira turma do Programa Meu Emprego – Trabalho em Equipe. Dez alunos começaram as aulas do curso com muito entusiasmo e curiosidade sobre o que ainda vão aprender e as descobertas que vão fazer ao longo dos dez dias de curso. Neste primeiro dia, os participantes foram apresentados ao cronograma de aulas e fizeram uma dinâmica para desenvolver a atenção, concentração e o trabalho em equipe.

Para Nicole Ferreira de Almeida, de 19 anos, o curso será uma oportunidade para decidir seu caminho profissional. “Estou em busca de um emprego e acho que esse curso vai me ajudar muito nisso, mas também a descobrir o que eu quero para o meu futuro. Penso em fazer uma faculdade de Psicologia ou Comunicação ainda este ano”, disse.

Serão dez aulas, de segunda a sexta-feira, no período da tarde e todos que concluírem o curso receberão um certificado. O material didático, incluindo bloco de anotações e caneta, é todo oferecido pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), além de um lanche da tarde para todos os alunos.

Uma importante novidade para o programa deste ano é a disponibilização de um intérprete de libras para acompanhar alunos com deficiência auditiva, que já atendeu uma das alunas presente neste primeiro dia.

A facilitadora do Programa, Fabiana Ribeiro, explica o objetivo do curso e como ele vai ajudar os alunos. “Nossas aulas visam auxiliar o jovem a entrar no mercado de trabalho e também alguns alunos que estão procurando uma nova oportunidade. Aqui, vamos ensiná-los a elaborar um bom currículo, preencher cadastros de vagas, como se portar em um recrutamento e principalmente desenvolver suas habilidades e competências. Estamos bastante empolgados com as aulas”.

O Programa - O Meu Emprego – Trabalho em Equipe, fruto de parceria entre a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) de Praia Grande e o Governo do Estado, leva aos alunos conteúdos para orientação pessoal e de carreira. Os participantes são incentivados a conhecerem suas habilidades e trocar experiências na procura por emprego.

O curso é voltado para pessoas entre 15 e 35 anos que estão à procura de especialização para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. Neste ano, serão oferecidas mil vagas para os interessados distribuídas ao longo do ano.

Para quem estiver interessado, as inscrições para as próximas turmas continuam abertas. Basta ir até a sede da Subjuve que fica localizada na Rua Xavantes, nº 51, Bairro Tupi, das 9h às 16h30. É necessário levar RG e CPF e, em caso de menores de idade, estar acompanhado dos pais ou responsável.