Ginásio Falcão será o novo polo de vacinação aos finais de semana em Praia Grande

A partir deste sábado (7), local substitui o Ginásio Rodrigão, que receberá o JOMI

Por Aline Gomes | 5/5/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

A partir deste sábado (7), o Ginásio Falcão (Avenida Presidente Kennedy, 8169, Bairro Mirim), em Praia Grande, passa a ser o novo polo de vacinação na Cidade aos finais de semana e feriados. O horário permanecerá das 9 às 15 horas. O local substituirá o Ginásio Rodrigão, no Tupi, que retorna a sediar atividades esportivas com o início nos Jogos da Melhor Idade (JOMI), que ocorrem entre 17 e 22 de maio em solo praia-grandense. De segunda a sexta-feira, a vacinação permanece nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), das 9 às 16 horas.

Estarão disponíveis no novo endereço, aos finais de semana e feriados, as vacinas contra a covid-19, gripe e sarampo. Poderão tomar a primeira e a segunda doses da vacina contra a covid-19 todas as pessoas acima dos 5 anos de idade que ainda não receberam o imunizante. A terceira dose também poderá ser aplicada às pessoas acima de 18 anos, além de gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto) e adolescentes imunossuprimidos entre 12 e 17 anos.

Já a quarta dose segue sendo ofertada a adultos imunossuprimidos e idosos acima de 60 anos, sendo que estes poderão receber ao mesmo tempo a vacina contra o vírus da influenza. O imunizante contra a gripe está disponível ainda para todas as gestantes e puérperas.

Crianças de seis meses a cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar a vacina da gripe e também do sarampo. Trabalhadores da saúde também poderão receber o imunizante contra o sarampo. No entanto, para esse grupo a vacinação é seletiva, ou seja, será avaliada a necessidade de cada pessoa de tomar as doses ou não, conforme a situação vacinal de cada um.

Ginásio Falcão - Entregue em 2007 para sediar os Jogos Abertos do Interior (JAI) e, posteriormente, abrigar as aulas do SuperEscola e de disputas esportivas de nível nacional e internacional, o Ginásio Falcão teve um papel fundamental para a Cidade durante a pandemia da covid-19. De maio de 2020 a outubro de 2021, o equipamento foi sede do Hospital de Campanha montado em Praia Grande, tendo auxiliado no tratamento de pacientes que contraíram a doença. Milhares de vidas foram salvas no Município devido os trabalhos desenvolvidos no local.

O ginásio continuou sendo utilizado pelo setor da saúde até março de 2022, como Pronto Atendimento de Síndromes Gripais, fortalecendo os serviços aos munícipes durante os picos da pandemia da covid-19. Agora, o equipamento volta a colaborar de forma importante com a saúde, desta vez como polo de vacinação, proporcionando um maior acesso à imunização da população praia-grandense.