Praia Grande é destaque em Congresso Brasileiro de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde

Evento fez parte da maior feira de soluções para saúde do mundo

Por Aline Gomes | 6/5/2022

Colaboração Rodrigo Herrero


A Rede de Saúde de Praia Grande foi destaque no 41° Congresso Brasileiro de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde, que aconteceu de terça (3) a sexta-feira (6), no Expo Center Norte, em São Paulo- SP, durante a Medical Fair Brasil (MFB), a edição brasileira da maior feira de soluções para saúde do mundo, realizada há 50 anos na Alemanha.

Organizado pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH), o eixo Gerenciamento de Riscos recebeu como um de seus explanadores, o secretário de Saúde (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira que expôs o êxito da Cidade no combate à pandemia por coronavírus.

Um dos focos do debate foi a atuação das redes de saúde municipais e a maneira como os administradores geriram os recursos em suas cidades. “Nosso diferencial foi a atuação a partir da Atenção Básica, não focamos somente em hospitais, as 30 Unidades de Saúde da Família, as Usafas, foram mobilizadas, as Academias da Saúde também foram utilizadas para atender os casos leves de síndromes gripais, o que reduziu o número de internações e as filas nas Unidades de Pronto-Atendimento, evitando a contaminação cruzada e o colapso da rede de Urgência e Emergência”, destacou o secretário.

Outros equipamentos que foram de extrema importância para o combate e controle da pandemia no município também foram citados, como, por exemplo, o Acolhe PG, uma central telefônica criada, na época, especialmente para atender casos suspeitos e confirmados de covid-19 e, que registrou mais de 400 mil chamadas em dois anos de pandemia.

A central 162 faz ligações para pacientes sintomáticos respiratórios a cada 24 ou 48 horas, dependendo dos sintomas do paciente, durante, no mínimo, 14 dias. Os resultados dos exames para detecção da covid-19 também são passados para os pacientes, tudo devidamente registrado de maneira digital. O Acolhe PG recebe ainda chamadas telefônicas de munícipes que necessitam de orientação em relação à covid-19. Hoje, a central foi ampliada e atende outras demandas, como agendamento de consultas e exames, disque amamentação, entre outros.

Outro destaque do evento foi o serviço de reabilitação pós-covid que está sendo realizado em Praia Grande. “Além de atender os pacientes com síndromes respiratórias, a Sesap se dedicou a estruturar sua rede para acolher as pessoas que sofrem com as sequelas físicas ou mentais provocadas pela covid-19. A porta de entrada é pelas 30 Usafas espalhadas pelo Município, que garantem a cobertura de 100% do território, a maior da Baixada Santista. O paciente é atendido pela equipe de saúde da família e, caso as sequelas sejam leves, ele é direcionado para uma das Academias da Saúde ou outro equipamento do município, que contam com diversas atividades supervisionadas por profissionais capacitados e são voltadas para todos os públicos, não apenas aos idosos”, explicou Nogueira.

A MFB termina nesta sexta-feira (6) e contou com mais de 200 expositores e mais de 170 horas de conteúdos e palestras profissionais, incluindo gestão, tecnologia e inovação.