Seduc cria cerca de 10 mil vagas nos primeiros 500 dias de governo

Pasta municipal desenvolve ações para suprir demanda de atendimento

Por Daniel Elias | 17/5/2022

A qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais de Praia Grande faz com que a procura para matricular as crianças em uma das 78 unidades seja constante. Para suprir essa demanda, com a migração oriunda de outras cidades e nascimento de bebês, a Secretaria de Educação (Seduc) atua de forma constante. Nos primeiros 500 dias do governo da atual Administração a pasta municipal criou 9.620 vagas para turmas de Creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Para chegar neste patamar, a Secretaria de Educação de Praia Grande atuou em duas vertentes. A que trouxe a criação de maior número de vagas precisou também de adaptação e reestruturação de horário em algumas escolas municipais. Com objetivo de atender a demanda, a Seduc precisou abrir o período intermediário em unidades de ensino com maior procura. Com isso, a pasta municipal gerou 7.980 novas vagas do Infantil I ao 9º ano do Fundamental.

Deste montante, o segmento do 1º ao 5º ano do Fundamental foi o que apresentou maiores números. A pasta municipal abriu 132 novas turmas, totalizando 3.960 vagas. Para atender os níveis de 6º ao 9º ano, a Secretaria de Educação criou 92 salas, oferecendo assim a possibilidade de receber 2.760 estudantes. Fechando as contas, a Educação Infantil ganhou outras 42 classes, contando assim com 1.260 crianças ingressantes.

Ampliação de escolas - Além da criação do terceiro período em algumas escolas, a pasta municipal também criou novas vagas com a ampliação de quatro escolas e construção de mais duas. Por meio da reestruturação predial das unidades, a Seduc aumentou em mais 1.640 atendimentos de alunos. Desta vez, os mais beneficiados foram as crianças de creche, com 990. As turmas de 6º ao 9º do Ensino Fundamental também ganharam mais 650 vagas.

As escolas que passaram por ampliação foram: EM Idalina da Conceição Pereira (Bairro Vila Sônia – 163 vagas), EM Newton de Almeida Castro (Vila Sônia – 237), EM Sebastião Tavares de Oliveira (Quietude – mais de 200 vagas) e Profª. Maria Nilza da Silva Romão (Vila Sônia – 450). Neste período, a Seduc ainda entregou outras duas unidades de ensino: EM Vereadora Isaura Campos Garcia (Sítio do Campo – 230) e EM Ícaro Batista Cardoso (Boqueirão – 306).

“Somos uma rede de ensino que está em constante crescimento. O aumento populacional anual faz com que fiquemos atentos com as necessidades para receber as nossas crianças”, enfatizou a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia. “Por isso, já temos projetos para a ampliação de outras unidades de ensino e a construção de novas escolas. Todas com o mesmo padrão que colocado em prática até aqui”.

Tecnologia – Mas não foi apenas na ampliação de novas vagas que a Secretaria de Educação atuou nestes 500 dias de Governo. As escolas municipais passaram por mais um boom tecnológico por meio do programa Educação do Futuro. Dentro do pacote de ações estão a instalação de wifi em todas as salas de aula, disponibilização de chromebooks para alunos e professores e parceria com a Google For Education, entre outros.

Em Praia Grande, lousas digitais em todas as salas de aulas já são realidade, além de tablets e laboratórios de informática para as escolas de Ensino Fundamental e mesas interativas para a Educação Infantil. Entretanto, estes equipamentos ganharão o reforço de novas ferramentas que prometem incrementar o sistema municipal de ensino. Um dos principais destaques diz respeito ao sistema de wi-fi, conectando todas as unidades à internet.

A EM Governador Orestes Quércia, no Bairro Mirim, foi a primeira a receber a nova ferramenta educacional. A Secretaria de Educação lançou em maio deste ano o projeto piloto para, assim, estudar a viabilidade de implantar a tecnologia em toda a rede. Com o resultado positivo, a pasta municipal executou os tramites para a aquisição do sistema utilizado e começou a instalação.

A Seduc investiu na adoção do Google For Education, um dos principais mecanismos usados por escolas e professores durante as aulas remotas para interagir com alunos. Junto, a Secretaria de Educação foi atrás de aparelhos portáteis e fez a aquisição de Chromebooks, Modem USB e Chip de Dados 4G visando elevar ainda mais a excelência do ensino aplicado.

Ao todo, a pasta municipal fez a aquisição de 4.460 Chromebooks. Destes, 2.660 serão distribuídos em 38 escolas que atendam Ensino Fundamental, ficando 70 aparelhos por unidade. Professores e integrantes das equipes técnicas das escolas municipais receberão os demais 1.800 equipamentos. Junto, os educadores ganharão ainda um Modem USB e um Chip de Dados. “Buscamos as melhores ferramentas para disponibilizar aos nossos docentes”, destacou a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia.

Suporte – Os avanços tecnológicos e as ampliações no número de vagas nas escolas municipais andaram de forma paralela com as ações de apoio oferecidos pela Secretaria de Educação. Um dos programas lançados neste período, o Página a Página distribuiu uma maleta para alunos do Infantil I e II, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por intermédio dele, os estudantes recebem obras literárias para que sejam trabalhadas dentro e fora da sala de aula.

Com o material em mãos, os professores poderão desenvolver as ações ao longo do ano. O Página a Página tem como objetivo, além de despertar o interesse pela leitura, ampliar o vocabulário dos alunos, propor a participação da família na vida escolar dos estudantes e possibilitar o compartilhamento e a vivência de emoções. Somado a tudo isso, também promoverá a integração com produto final, que estimulará a formação crítica dos meninos e meninas.

Nas maletas de Educação Infantil, os alunos recebem cinco títulos. Já os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental ganharam quatro livros. Já os da Complementação Educacional contam com cinco, enquanto os matriculados nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm um exemplar por semestre para ser trabalhado. Os exemplares serão diferentes de acordo com nível e atendendo à diversidade de cada segmento, para ser trabalhado junto com os docentes.