Trabalho de referência da Saúde de PG é tema de palestra no Dia da Enfermagem de Piracicaba

Secretário interino José Isaias Costa Lima falou durante evento

Por Aline Gomes | 23/5/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

A atuação de Praia Grande na Saúde segue rendendo bons frutos e reconhecimento. Com 1.376 profissionais de enfermagem na rede pública do Município, o trabalho desenvolvido nessa área é referência não só na Baixada Santista, mas também no Estado de São Paulo. Exemplo disso foi a participação do enfermeiro e secretário interino de Saúde Pública de Praia Grande, José Isaias Costa Lima, em uma palestra durante o Dia da Enfermagem de Piracicaba, na última sexta-feira (20). O tema foi “Enfermagem do Século XXI: Valorização e Busca do Conhecimento Profissional”.

Para Isaías, a palestra foi bastante produtiva e evidencia como o trabalho desenvolvido por Praia Grande é visto de forma positiva pelos outros municípios. “É muito importante participar desses eventos, pois no contato com outros gestores e profissionais da área se evidencia o reconhecimento do quanto Praia Grande é referência na Saúde e o quanto estamos trilhando um bom caminho. Na apresentação, eu abordei a experiência da enfermagem em nossa rede, em especial o importante trabalho desenvolvido na Atenção Primária. Também comentei sobre os desafios da função e o quanto o profissional de enfermagem pode colaborar com a gestão”.

Longa-data – Essa proximidade entre Piracicaba e Praia Grande vem sendo construída ao longo de quase um ano. Em setembro de 2021, os técnicos da saúde piracicabana vieram à Cidade para conhecer o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e o trabalho do Serviço de Intervenção Precoce no Transtorno do Espectro Autista (Siptea). A atuação da equipe do Siptea ficou conhecida durante um curso online ministrado pelas servidoras para técnicos da rede de saúde pública paulista, em parceria com o Governo do Estado.

Desse contato surgiu o interesse de obter mais informações sobre a rede de atendimento em saúde praia-grandense, culminando com uma visita, em outubro do mesmo ano, do secretário de Saúde de Piracicaba, Filemon Silvano, acompanhado de sua equipe. Na ocasião, os técnicos do interior paulista quiseram saber mais sobre a rede de Atenção Primária de Praia Grande e também da rede de especialidades médicas do Município.

Dessa aproximação resultou num primeiro convite para o secretário interino de Saúde Pública de Praia Grande, José Isaias Costa Lima, fazer uma palestra na abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Piracicaba, em dezembro, contando a experiência de sucesso de Praia Grande na Atenção Primária.

Dados – Praia Grande conta, atualmente, com cerca de 708 profissionais de enfermagem na rede Atenção Básica, Especialidades e UPA Quietude, são: 205 enfermeiros, 63 técnicos de enfermagem e 440 auxiliares. Já no Complexo Hospitalar Irmã Dulce, composto pelo Hospital Irmã Dulce, UPA Samambaia e Nefro PG, são mais 668 profissionais divididos em 137 enfermeiros, 100 técnicos de enfermagem e 431 auxiliares. Ao todo, a rede pública de Praia Grande conta com 1.376 profissionais da área.

Atendimento – Somente em 2021, as equipes de enfermagem da Atenção Básica realizaram entre consultas e procedimentos, uma média de 770 mil atendimentos. Já na Urgência e Emergência esse número chega a 1,2 milhão de atendimentos somente das equipes de enfermagem.